Presidente de Moçambique dá início a visita ao Brasil

Maputo, 19 jul (Lusa) ? O Presidente de Moçambique, Armando Guebuza, inicia neste domingo uma visita de cinco dias ao Brasil, destinada a incentivar as relações entre os dois países e tendo como ponto alto uma reunião na terça-feira com Lula.

Maputo e Brasília têm intensificado as relações bilaterais ao mais alto nível, com visitas presidenciais em 2007 (Armando Guebuza, no Brasil), 2008 (Lula da Silva, em Moçambique) e agora, devendo o Presidente brasileiro voltar a Moçambique no próximo ano, segundo o embaixador do Brasil em Maputo, Souza e Silva.

Armando Guebuza, nas palavras do embaixador, estará no Brasil para promover Moçambique como destino de investimentos, até porque o Brasil tem uma "crescente importância internacional" mas também "problemas graves de acesso aos mercados".

Até agora as trocas comerciais entre os dois países são mínimas e a presença brasileira em Moçambique faz-se essencialmente através de três grandes empresas, uma delas a Vale do Rio Doce, uma das maiores do mundo no setor da mineração, com o presidente da qual Armando Guebuza se encontra ainda hoje.

Na segunda-feira, Armando Guebuza encontra-se com responsáveis da Odebrecht, outra empresa brasileira (construção) também já presente em Moçambique, e visita a sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, um banco que em conjunto com o Banco do Brasil tem como uma das funções ajudar a internacionalização das empresas brasileiras.

Na terça-feira, já em Brasília, Armando Guebuza encontra-se com o seu homólogo, Lula da Silva e participa num seminário com empresários da APEX, Agência de Exportação do Brasil.

Armando Guebuza regressa na quinta-feira ao fim do dia a Moçambique, levando na bagagem um acordo para a construção, pelo Brasil, de um Centro de Formação em Maputo, outro também na área da formação mas no domínio das florestas, outro de cooperação na área dos serviços prisionais e um ainda na área da Defesa.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos