Com times da 2ª, Copa da Liga inicia temporada portuguesa

Lisboa, 30 Jul (Lusa) - A temporada 2009/10 do futebol português começa neste sábado com os primeiros jogos da terceira edição da Copa da Liga, cuja primeira fase prova possui a participação apenas de equipes da Liga de Honra (segunda divisão).

Participam da primeira etapa do campeonato as 16 equipes da Liga de Honra, entre elas Penafiel e Carregado, que passaram para esta divisão após os rebaixamentos do Vizela e Gondomar por corrupção esportiva.

A Copa da Liga, embora ainda sem equipes da primeira divisão, marca o início da temporada. A primeira fase disputa-se numa eliminatória de turno e returno, na qual os oito vencedores garantem o acesso a uma segunda etapa, já com dez equipes do Campeonato Português.

Na competição, os times teoricamente mais fortes vão entrando gradualmente, razão pela qual os melhores classificados da primeira divisão ? entre eles Porto, Sporting e Benfica ? só competem muito mais tarde.

Na segunda fase da Copa da Liga, em formato de grupos, participam os oito classificados da Honra mais os classificados entre o sétimo e 14º lugares na liga principal da temporada anterior.

Finalmente, na terceira fase, também em grupos, entram em ação seis times provenientes da segunda fase e as equipes da primeira divisão que ocuparam entre o primeiro e o sexto lugares.

Polêmica

No ano passado, a etapa de grupos deu margem a forte polêmica, quando o Belenenses e Vitória de Guimarães acabaram com o mesmo número de pontos e exigiram a participação nas semifinais.

A Liga, no seu regulamento, previa um desempate por média de gols, o que poderia significar a classificação do Belenenses, quando, na verdade, a organização se referia ao saldo de gols, critério que favorecia a outra equipe.

O Conselho de Justiça da FPF rejeitou o recurso do Belensenses e a equipe ficou de fora das semifinais. No entanto, o órgão da FPF recomendou que o regulamento fosse modificado, trocando a expressão inglesa "goal average" e a pela diferença entre gols marcados e sofridos. A mudança já integra o novo regulamento, aprovado em 29 de junho.

Esta é a terceira edição da Copa da Liga. O primeiro clube a conquistar o troféu foi o Vitória Setúbal, enquanto o Benfica venceu no ano seguinte. As duas finais já disputadas ocorreram no Estádio do Algarve.

Confira os jogos da 1ª rodada da Copa da Liga:

Sábado, 1º de agosto


Oliveirense x Gil Vicente, 13h (horário de Brasília)

Portimonense x Feirense, 13h

Domingo, 2 de agosto

Carregado x Sp. Covilhã, 12h

Beira-Mar x Freamunde, 12h

Fátima x Varzim, 12h

Chaves x Santa Clara, 12h

Penafiel x Trofense, 12h

Desportivo Aves x Estoril, 13h

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos