Na Madeira, rei da Espanha destaca relações luso-espanholas

Funchal, 31 jul (Lusa) - O rei da Espanha destacou nesta sexta-feira as "excelentes" relações entre Portugal e Espanha, que apostam e trabalham por uma Europa mais forte e mais próxima dos cidadãos e cada dia mais próspera e justa.

"As excelentes relações que ligam Portugal e Espanha permitem que ambos os Estados estejam a trabalhar juntos no quadro da União Europeia e que cooperem com sucesso em muitos setores, para assumir desafios", afirmou o Rei Juan Carlos, numa intervenção na prefeitura de Funchal, na ilha da Madeira, onde recebeu hoje a chave de ouro da cidade.

Entre os desafios que os dois países assumem, o monarca espanhol destacou aqueles que afetam "os mais elementares direitos humanos", como o terrorismo ou o crime organizado.

A este propósito, o rei Juan Carlos fez uma referência aos "selvagens atentados de Burgos e Mallorca", onde foram "cruelmente assassinados" dois guardas civis, manifestando a sua "firme repulsa" a um terrorismo que voltou a mostrar "o seu rosto mais covarde e desprezível".

Aposta

Voltando depois ao relacionamento entre Portugal e Espanha, ele destacou que os dois países "apostam e trabalham" por uma Europa mais forte e mais próxima dos cidadãos e "cada dia mais próspera e mais justa".

"Uma Europa preocupada com os princípios da solidariedade e coesão territorial e que continue a promover os legítimos interesses das regiões periféricas, como a Madeira e as Canárias", acrescentou.

O rei da Espanha, que se encontra com a rainha Sofia desde quinta-feira no Funchal, numa visita à Madeira realizada a convite do presidente português, Cavaco Silva, agradeceu ainda a cortesia e "generosa hospitalidade" com que foi recebido, considerando que esses são sinais que evidenciam "o respeito, o entendimento e a amizade" que une os dois países há muito tempo.

Antes da intervenção do rei espanhol, que fez a parte inicial do seus discursos em português, o prefeito do Funchal recordou também os laços que ligam a cidade à Espanha, destacando os inúmeros vestígios históricos patrimoniais e artísticos existentes e que dão nota da "proximidade entre os dois povos ibéricos".

O prefeito deixou ainda uma nota sobre a importância da visita dos reis da Espanha ao arquipélago da Madeira, considerando-os como "o exemplo de que a realização em liberdade dos valores da auto-confiança e do auto-aperfeiçoamento de cada um são, indiscutivelmente, a melhor forma de melhorarmos as nossas sociedades e de vencermos as dificuldades.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos