Presidente angolano defende integração com África do Sul

Luanda, 20 ago (Lusa) - O presidente angolano José Eduardo dos Santos disse nesta quinta-feira que Angola está disposta a intensificar as relações com a África do Sul e que a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) deve ser um "motor de desenvolvimento".

"Estamos abertos à criação de uma renovada dinâmica entre Angola e a África do Sul, que conduz à progressiva integração regional e que permita que a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral se torne um motor de desenvolvimento da nossa sub-região e mesmo do resto da África, em prol do bem-estar e felicidade dos povos africanos", afirmou o chefe de Estado angolano na abertura das conversações oficiais entre as delegações de Angola e África do Sul, durante a visita do presidente sul-africano, Jacob Zuma.

"É importante também a conjugação de esforços entre nós e outros países da sub-região para a redução dos efeitos da crise econômica e financeira mundial nos países da SADC, em geral, e nos nossos dois países em particular", disse José Eduardo dos Santos.

Para o chefe de Estado angolano, a atual crise mundial ressalta a necessidade de reforma e a necessidade de as organizações internacionais de natureza econômica e financeira exercerem um papel regulador das relações internacionais.

"Importa que a expansão dos mercados não crie ilusões de desenvolvimento, ao esconder no seu seio graves distorções estruturais, mas que traduza, antes de tudo, uma estabilidade econômica e socialmente sustentável", disse o presidente.

No seu discurso, José Eduardo dos Santos recordou o passado "histórico" de luta que une Angola e África do Sul, destacando que as relações necessitam de um "novo alento" para se desenvolverem ainda mais.

"Os nossos povos estão ligados por um passado de luta comum desde os tempos dos chamados Países da Linha da Frente, que coordenaram os esforços da África no combate contra o apartheid", disse José Eduardo dos Santos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos