UOL Notícias Notícias
 

23/08/2009 - 18h35

Porto desencanta e registra 1ª vitória com 3 a 0 no Nacional

Porto, 23 ago (Lusa) - O atual campeão Porto venceu neste domingo pela primeira vez nesta edição do Campeonato Português, ao fazer em casa 3 a 0 no Nacional, que se "suicidou" com duas expulsões por protestos, em encontro da segunda rodada.

Com 0 a 0 e após o árbitro setubalense João Ferreira assinalar um pênalti (ficou a dúvida se foi bola na mão ou mão na bola), Cléber viu o vermelho direto (63 minutos) e Clebão o segundo amarelo (64).

Já contra nove, o atacante colombiano Falcão inaugurou o marcador, de pênalti, aos 66 minutos, e, depois, Rolando, aos 72, e o uruguaio Cristian Rodriguez, aos 86, fecharam as contas.

Com este resultado, o Porto, que havia estreado com um empate por 1 a 1 em Paços de Ferreira, passou a somar quatro pontos, como o Benfica, vencedor hoje em Guimarães por 1 a 0, contra o Vitória, graças a um gol do brasileiro Ramires aos 90 minutos.

Numa tarde em que o paraguaio Óscar Cardozo voltou a desperdiçar um pênalti, aos 62 minutos, o "onze" de Jorge Jesus foi salvo, com o fim à vista, pelo seu reforço de luxo (7,5 milhões de euros): os minhotos estavam há muito reduzidos a 10, por expulsão de Flávio Meireles, aos 61, e Nuno Assis ainda viu também o vermelho, aos 93.

Além de Porto e Benfica, também somam quatro pontos o Marítimo e o Rio Ave, que hoje receberam e bateram por 1 a 0 o Leixões e o Vitória de Setúbal, respectivamente.

No Funchal, um gol contra de Tucker selou o triunfo dos locais, aos 66 minutos, enquanto em Vila do Conde, decidiu Bruno Gama, um ex-jogador dos sadinos, aos 35.

Este quarteto segue a dois pontos do líder Sporting Braga, que, depois de ter sido a única equipe a vencer na primeira rodada (1 a 0 na Académica), ganhou sábado por 2 a 1 do Sporting, fora de casa.

O brasileiro Alan, aos 12 minutos, e o camaronês Meyong, aos 81, marcaram os tentos dos "arsenalistas", enquanto o suplente Yannick Djaló marcou, aos 71, o gol de honra dos "leões", que, na primeira rodada, tinham empatado por 1 a 1 no estádio do Nacional.

O Sporting sofreu, ainda assim, o primeiro revés em jogos oficiais, depois de quatro empates, mas apenas venceu o Atlético do Cacém, a 04 de Julho, nos nove os encontros já realizados na época 2009/2010. O 10.º é quarta-feira, em Florença, e vale um lugar na fase de grupos da "Champions".

Nos outros encontros já realizados na segunda rodada, registraram-se dois empates: 0 a 0 no Olhanense x União de Leiria, sexta-feira, no Estádio do Algarve, e 1 a 1 no Académica x Paços de Ferreira, sábado.

A segunda rodada, até agora com 11 gols, encerra segunda-feira, com o Belenenses x Naval 1.º de Maio.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h00

    0,00
    3,136
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h02

    0,00
    75.989,40
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host