UOL Notícias Notícias
 

26/08/2009 - 13h12

Campeão olímpico, luso mira marca dos 18m no salto triplo

Lisboa, 26 ago (Lusa) ? O português Nelson Évora, vice-campeão mundial do salto triplo e campeão olímpico em Pequim, afirmou nesta quarta-feira que continua a perseguir o objetivo de atingir a marca dos 18 metros, que classificou como "um sonho".

O atleta, que apresenta como melhor marca 17,74 metros no Mundial de Osaka, no Japão, garantiu que vai "lutar até o fim para atingir a barreira dos 18 metros" (o recorde mundial pertence ao britânico Jonhathan Edwards desde 1995 e está fixado em 18,29 metros).

"Claro que já admiti que é um dos grandes objetivos da minha carreira", disse, assumindo também como meta a vitória na prova de salto triplo no Campeonato Europeu, no verão de 2010, em Barcelona.

Évora assinalou que é a única medalha que lhe falta e que apenas ganhou em campeonatos europeus nas categorias jovens (ouro em 2003), e observou: "Quero ganhar esta competição (em Barcelona). É sempre com esse objetivo que parto, embora possa não ser possível, como aconteceu em Berlim".

Satisfeito pela temporada que realizou, Nelson Évora, que vai agora entrar num período de férias, disse que o Campeonato Europeu de Barcelona vai significar o seu "auge" da temporada de 2010, onde também vai apostar nos Mundiais de Pista Coberta, em março, em Doha.

"Acredito que tudo vai correr bem até lá. Agora, há que descansar e abster-me do que fiz durante o ano e, depois, voltar à carga e planejar a temporada e novos objetivos".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h49

    0,32
    3,139
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h55

    -0,51
    75.615,31
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host