UOL Notícias Notícias
 

17/09/2009 - 11h27

GP do Algarve de F1 seria investimento da iniciativa privada

Lisboa, 17 set (Lusa) - A eventual organização de um Grande Prêmio de Fórmula 1 no Autódromo Internacional do Algarve (AIA), no sul de Portugal, será um investimento totalmente "de iniciativa privada", disse à Agência Lusa o presidente-executivo do circuito, Paulo Pinheiro.

Os responsáveis do AIA esperam ter 40 000 espectadores na corrida de GP2 que ocorre neste domingo no autódromo, para impressionarem os dirigentes da Formula One Management (FOM), a entidade que gere o campeonato e o Mundial de Fórmula 1 e conseguirem o regresso do "Grande Circo" a Portugal.

Caso a FOM aceite a candidatura algarvia ao Mundial de Fórmula 1, Paulo Pinheiro adiantou que o investimento será totalmente "de iniciativa privada" - o Governo tem, aliás, repetido que a Fórmula 1 não é uma prioridade para o país.

"A Fórmula 1 tem impactos enormes ao nível da economia em todo o Mundo. Por isso é que praticamente todos os países querem a Fórmula 1. No nosso caso, a aposta tem a ver com os patrocinadores", citou o administrador do autódromo.

Paulo Pinheiro considera que, "tendo uma corrida de Fórmula 1 assegurada, é relativamente fácil arranjar os patrocinadores para a corrida", além de, "obviamente", também contar com as receitas de bilheteira e publicidade: "Trata-se de um pacote que achamos que será fácil de montar".

"Nada tem a ver com o Governo, é um projeto de iniciativa privada e é assim que pretendemos continuá-lo", disse, recusando-se a confirmar se a verba a pagar à FOM ronda os 15 milhões de euros: "Os números variam muito em função de uma série de fatores, mas neste momento acho que a questão da taxa nem é a questão principal".

De acordo com Paulo Pinheiro, agora "o principal" é garantir que o autódromo tem "capacidade para ter a corrida" e provar que Portugal "merece" a Fórmula 1. "A partir daí pensamos que é relativamente fácil gerir esse processo", concluiu.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host