UOL Notícias Notícias
 

17/09/2009 - 08h57

Times portugueses iniciam fase de grupo da Liga Europa

Lisboa, 17 set (Lusa) - Sporting, Benfica e Nacional da Madeira são os clubes portugueses que jogam nesta quinta-feira no início da fase de grupos da Liga Europa, a competição que sucede à extinta Copa da Uefa.

O figurino da nova prova é próximo do molde da Liga dos Campeões, com 12 grupos de quatro a duas voltas, apresentando a novidade da utilização de cinco árbitros, uma experiência que, caso corra bem, se deverá se estender à Champions na próxima temporada.

O Benfica é a equipe favorita no Grupo I, que também integra os ingleses do Everton, os gregos do AEK Atenas e os bielorussos do BATE Barisov, que começam a visitar o estádio da Luz, em Lisboa.

O conjunto bielorrusso parece ser o mais fraco do grupo, tendo ficado na última posição do Grupo H da Liga dos Campeões de 2008/09, apesar de ter obtido empates frente à Juventus, da Itália, e ao então detentor da Copa da Uefa, o Zenit, da Rússia.

O Sporting, no Grupo D, entra em prova na casa dos holandeses do Heerenveen, que afastaram por duas vezes o Vitória de Setúbal da Uefa (2006/07 e 2008/09). Os "leões" costumam dar-se bem com equipes holandesas de nível idêntico ao Heerenveen, com quem nunca jogaram.

Ele terão ainda como adversários no grupo o Hertha de Berlim e a formação letão do Ventspils.

O Nacional da Madeira, pela primeira vez na sua história na fase de grupos de uma prova da Uefa, recebe o Werder Bremen, da Alemanha, a equipe mais forte no grupo L.

Manuel Machado, treinador do Nacional, já conhece o Bremen, do internacional português Hugo Almeida, com quem perdeu há duas temporadas, na Copa da Uefa, quando era treinador do Sporting de Braga.

Além do Werder Bremen, a formação insular terá ainda como adversários os espanhóis do Athletic Bilbau e o Áustria Viena.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,22
    3,142
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    0,67
    70.477,63
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host