UOL Notícias Notícias
 

20/09/2009 - 19h25

No Português, Benfica vence Leiria por 2 a 1 com dificuldade

Leiria, 20 set (Lusa) ? Dois gols, de Saviola e Cardozo, deram neste domingo a quarta vitória no Campeonato Português ao Benfica, em jogo da 5ª rodada contra a União de Leiria, que os benfiquistas bateram com dificuldade por 2 a 1.

O Benfica começou bem, inaugurando o plcar logo aos quatro minutos, mas um gol contra de David Luiz deu o empate à União de Leiria e só um pênalti garantiu os três pontos à equipe de Jorge Jesus.

O técnico do Leiria, Manuel Fernandes, avisou dias antes do encontro que o momento era mau para defrontar o Benfica e assumiu como principal perigo o jogo aéreo dos "encarnados".

Logo aos 4 minutos os receios de Fernandes se confirmaram: livre de Aimar na esquerda e Saviola desviou para o fundo do gol de Djuricic, valendo o sentido de oportunidade do argentino para aproveitar a passividade da defesa da casa.

O golo confirmava um Benfica em boa forma e castigava a retração da União de Leiria, de defesa reforçada e demasiados temores.

Empolgada por um público recorde de 22.676 espetadores - quase todos gritando pelo Benfica -, a equipe de Jorge Jesus voltou à carga depois do 1 a 0 e aos 12 minutos Aimar atirou ao lado do gol, após bom cruzamento de Schaffer.

O golo abalou a Leiria, mas a partir de então o Benfica desacelerou o ritmo e deixou os leirienses passar do meio campo.

Com sorte, sem rematar à baliza, a União de Leiria chegou mesmo à igualdade aos 18 minutos: Silas cobrou um tiro livre junto à linha na esquerda e David Luiz, ao tentar aliviar, meteu a bola no próprio gol.

Só então Manuel Fernandes conseguiu testar o seu sistema ultra-defensivo de cinco defesas. Na frente, apenas Carlão com Silas no apoio. Suficiente, ainda assim, para recuperar do gol de Saviola.

Com a igualdade reposta, o Benfica voltou à pressão mas, no primeiro tempo, com maior ou menor aflição, a União de Leiria travou as iniciativas do ataque "encarnado".

Apesar do bom início, o Benfica, com Cardozo no banco, perdeu força na frente. Jorge Jesus escolheu Keirrison para o lugar do melhor marcador do time, mas o brasileiro esteve apagado na estreia a titular. No primeiro tempo, Aimar foi quem mais tentou desbravar a "floresta" de defesas de Leiria.

Até ao intervalo foi a União de Leiria que criou as duas melhores situações, com os tiros de Carlão e Mamadou.

Insatisfeito, Jesus trocou Ramires e Keirrison por Nuno Gomes e Cardozo, que se juntaram a Saviola na frente, com o Benfica a assumir maiores riscos no meio campo.

Logo no minuto seguinte, aos 64, as trocas podiam ter saído caras a Jesus, que viu Pateiro fugir pela direita e servir Kalaba, mas o zambiano falhou o golo só com Quim pela frente.

O Benfica chegou ao golo aos 77 minutos, num pênalti após falta cometida por Mamadou sobre Aimar. Cardozo concretizou com convição o 2 a 1.

Jorge Jesus reequilibrou imediatamente o time, com a saída de Saviola para a colocação de Ruben Amorim no meio campo e o Benfica segurou a quarta vitória consecutiva no campeonato.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h50

    0,01
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h58

    0,97
    63.268,07
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host