UOL Notícias Notícias
 

24/09/2009 - 11h39

Gol inédito move Liedson e Alves no 1° clássico do Português

Porto, 24 set (Lusa) - Bruno Alves e Liedson, dois dos principais jogadores de Porto e Sporting, respectivamente, encontram-se sábado no estádio do Dragão com um objetivo inédito em mente: marcar sobre o velho rival na casa dos "azuis-e-brancos" pelo Campeonato Português.

O zagueiro central portista e o atacante luso-brasileiro, ambos da seleção portuguesa, já festejaram gols em "clássicos" disputados no estádio José de Alvalade, mas nunca marcaram em jogos do Português entre as duas equipes no Dragão e já conheceram todos os resultados possíveis.

Liedson, que está em sua sétima temporada em Portugal e estreou pela seleção portuguesa em 5 de setembro em Copenhague, perdeu o seu primeiro jogo na casa do Porto (4 a 1), em 2003/04, quando entrou aos 53 minutos no lugar de Lourenço.

Na temporada seguinte voltou a perder (3 a 0) e em 2005/06, na primeira temporada de Bruno Alves na principal equipe do Porto, o "Levezinho" esteve ausente dos convocados e viu o Sporting empatar por 1 a 1. Assim como Liedson, também o zagueiro não jogou.

Bruno Alves, que parece ter conquistado em definitivo o lugar na seleção portuguesa, disputou o primeiro "clássico" com o Sporting, no Dragão, em 17 de março de 2007.

Nessa noite, Bruno Alves jogou os 90 minutos, mas foi o chileno Rodrigo Tello que fez o "papel" de Liedson, marcando o único gol do jogo. O luso-brasileiro, mais uma vez, não foi utilizado, por lesão.

Forte no jogo aéreo, por vezes considerado duro, exímio nas bolas paradas e capaz de passes de longa distância com grande precisão, Bruno Alves é o líder da defesa do Porto e sucessor dos históricos Jorge Costa e Fernando Couto, entre outros.

Já Liedson, a solução encontrada por Carlos Queiroz para a falta de gols de Portugal na caminhada rumo ao Mundial da África do Sul (marcou na estreia, no empate 1 a 1 na Dinamarca), é eficaz na hora de marcar e segue na linha de Manuel Fernandes, Peyroteo e Yazalde, atacantes do Sporting que fizeram do gol a sua maior arte.

O luso-brasileiro surge sempre onde menos de espera e, depois dos três gols marcados na Holanda, frente ao Heerenven pela Liga Europa (3 a 2), surge motivado no Dragão, até porque uma vitória "leonina" permitirá ao Sporting ultrapassar os "dragões" na tabela.

Curiosamente, duas das principais figuras dos dois clubes, apenas se encontraram no Dragão, pelo Português, em duas ocasiões: em 2007/08 e 2008/09, os dois jogaram os 90 minutos.

Na primeira dessas temporadas, Raul Meireles marcou o gol que decidiu a partida (1 a 0) a favor do Porto. Um empate sem gols marcou o último jogo entre as duas equipes na casa portista.

Outro duelo do encontro que promete altas vibrações colocará praticamente frente a frente Raul Meireles e Joao Moutinho, ambos também da seleção nacional.

Os dois jogadores, "cérebros" no meio-campo das suas equipes, são semelhantes no modo de atuar e fazem do passe rápido e de ruptura as principais armas.

Porto e Sporting disputam a partir das 19h15 (15h15 de Brasília) de sábado, no estádio do Dragão, o primeiro "clássico" da temporada e o encontro mais importante da sexta rodada do Português.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host