UOL Notícias Notícias
 

02/10/2009 - 18h14

Brasileiros em Tóquio comemoram vitória do Rio de Janeiro

Tóquio, 2 out (Lusa) - A escolha do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos de 2016 foi comemorada nesta sexta-feira pela comunidade brasileira no Japão, apesar de o anúncio da cidade vencedora ter sido feito quando já era madrugada na capital japonesa, pelo horário local.

Os brasileiros que moram no Japão acompanharam, ao vivo, pela televisão japonesa, a vitória do Rio de Janeiro, entre eles Miguel Kamiunten, de 41 anos, que afirmou que o Brasil e a América do Sul "já mereciam a oportunidade" de organizar um grande evento em escala mundial.

Kamiunten justificou a derrota de Tóquio, uma das quatro candidatas, pela "falta de apoio popular".

Nem o fato de o governo japonês ter investido "muito dinheiro" ou de ter sido feito um "trabalho bem organizado" fizeram com que o povo japonês "aderisse à iniciativa".

"Faltou torcida", disse Kamiunten ao resumir a derrota japonesa, sem apoio popular, enquanto o brasileiro Júlio César Caruso, de 33 anos, confessou ter tido "muita vontade de gritar" quando o Rio foi anunciado como sede dos Jogos de 2016, mas "teve que se conter", pois já era madrugada.

Caruso, que nasceu no Rio, mora no Japão há oito anos, adora "a cultura e o povo japonês", mas torcia pela vitória da cidade brasileira, e não por Tóquio, porque seu "coração é brasileiro".

"De início, pensei mesmo que Tóquio ganharia, mas, depois de ter ficado de fora da corrida, senti que a vitória do Rio não fugiria", disse Caruso, que confessou ter ficado acordado, apesar de "entrar no trabalho muito cedo".

"Foi a sensação de ver um gol do Brasil na final da Copa do Mundo de futebol", resumiu o carioca.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h50

    0,14
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    15h52

    -0,61
    63.693,14
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host