Cavaco felicita Lula por escolha do Rio como sede olímpica

Lisboa, 2 out (Lusa) ? O presidente português felicitou nesta sexta-feira o presidente Luís Inácio Lula da Silva pela escolha do Rio de Janeiro para sede dos Jogos Olímpicos de 2016, destacando que "Portugal partilha o justificado orgulho e regozijo do povo irmão do Brasil".

"Portugal partilha o justificado orgulho e regozijo do povo irmão do Brasil, na convicção de que seria muito difícil encontrar uma candidatura que, para lá do mérito dos seus argumentos técnicos, melhor encarnasse o espírito que preside ao ideal olímpico", lê-se numa mensagem enviada pelo chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, ao presidente brasileiro

Na mensagem, Cavaco Silva lembra ainda que a candidatura do Brasil à organização dos Jogos Olímpicos de 2016 "contou com o apoio firme e claramente expresso de Portugal".

"Quero transmitir a vossa excelência e a todo o povo brasileiro, em meu nome e no do povo Português, as mais calorosas felicitações", acrescenta ainda o presidente luso.

A cidade do Rio de Janeiro foi hoje escolhida para organizar os Jogos Olímpicos de 2016 pelos membros do Comitê Olímpico Internacional (COI), numa votação que ocorreu em Copenhague.

Na votação final, os membros do COI optaram pelo Rio Janeiro em vez de Madri, depois de Chicago e Tóquio terem sido excluídas nas duas primeiras votações.

Os Jogos Olímpicos de 2016 serão os primeiros realizados na América do Sul.

O Rio de Janeiro vai acolher os Jogos Olímpicos dois anos depois de o Brasil receber a Copa do Mundo de futebol.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos