UOL Notícias Notícias
 

02/10/2009 - 15h10

Madri lamenta derrota para o Rio como sede dos Jogos 2016

Madri, 2 out (Lusa) ? As autoridades políticas espanholas admitiram nesta sexta-feira a decepção depois de Madri ter perdido a sede dos Jogos Olímpicos de 2016 para o Rio de Janeiro, mas manifestaram intenção de lançar futuras candidaturas.

Depois do anúncio do Comitê Olímpico Internacional (COI), o chefe do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, afirmou em Copenhague que Madri "esteve muito perto" e cumprimentou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Brasil pela "excelente candidatura".

A opinião encontrou eco na presidente do governo regional de Madri, Esperanza Aguirre, que, depois de felicitar o Rio de Janeiro, admitiu que a decisão do COI é "uma grande decepção".

Ainda assim, Aguirre se mostrou feliz com o fato de a América do Sul sediar, pela primeira vez, uma edição dos Jogos Olímpicos.

"Sempre pensei que a rotação de continentes conta e que seriam jogos ibero-americanos, depois dos anglo-saxônicos. E assim serão", afirmou.

A vice-presidente do governo regional de Madri, Ana Botella, também reconheceu estar decepcionada e afirmou que muitos madrilenos estão "desiludidos", porque a cidade "tinha um excelente projeto olímpico".

Perguntada sobre uma eventual candidatura no futuro, ela disse que "há que continuar a trabalhar" e que "haverá outras oportunidades".

Depois de sobreviver às duas primeiras votações, a capital espanhola acabou sendo derrotada pelo Rio de Janeiro na decisão final, por 66 votos a 32.

Desta forma, Madri voltou a bater na trave e precisou desistir do "sonho" de receber a maior festa mundial do esporte.

Esta foi a terceira vez que Madri concorreu à sede dos Jogos Olímpicos, depois de perder a vaga nas edições de 1972 (Munique) e 2012 (Londres).

Quase imediatamente depois do anúncio começou um debate sobre se a capital espanhola deveria ou não lançar uma terceira candidatura consecutiva, desta vez para os Jogos de 2020.

Barcelona é tida como exemplo, já que só foi escolhida como sede em 1992, na quarta tentativa.

Uma eventual candidatura para 2020, porém, poderá ainda ser mais complexa, já que, ao contrário do que aconteceu desta vez, Paris e Roma despontam como cidades europeias que poderiam lançar candidatura.

Desilusão em Madri

A tristeza deu o tom nesta quinta-feira na Praça do Oriente, no centro de Madri, após o anúncio do Rio como cidade-sede dos Jogos de 2016.

A população que se reuniu durante todo o dia na Praça do Oriente, próxima ao Palácio Real em Madri, começou a deixar o local pouco depois da revelação da cidade vencedora.

A emissora de televisão espanhola RTVE transmitiu uma mensagem da rainha Sofia na qual a monarca felicitou o Brasil pela vitória, e elogiou o "excelente trabalho feito pela candidatura espanhola".

"Foi um trabalho excepcional e podemos sentir-nos orgulhosos", afirmou.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host