Porto vence fora e pressiona Benfica na tabela do Português

Porto, 4 out (Lusa) - O tetracampeão nacional Porto igualou neste domingo provisoriamente o Benfica no segundo lugar do Campeonato Português, ao vencer por 3 a 0 no estádio do Olhanense, em jogo da sétima rodada.

Em Olhão, o time de Jesualdo Ferreira resolveu praticamente o "duelo" na primeira parte, com gols do colombiano Falcao, aos 14 minutos, e do zagueiro central Bruno Alves, aos 45.

Na segunda metade, o Porto dedicou-se mais a gerir e levou alguns sustos, mas Falcão ainda marcou novamente, aos 85 minutos, igualando o paraguaio do Benfica Óscar Cardozo na liderança dos artilheiros, com sete tentos, isto num jogo em que a trave impediu três gols, duas com arremates de Hulk.

Com este triunfo, os "dragões" passam a contar os mesmos 16 pontos do Benfica, que pode, no entanto, voltar a fugir segunda-feira, caso triunfe em Paços de Ferreira: será a vitória 1.400 do clube e a 100ª do treinador Jorge Jesus.

No momento, o Porto conseguiu manter-se a cinco pontos do líder 100% vitorioso Sporting Braga, que sábado recebeu e bateu o Vitória de Setúbal por 2 a 0, com gols do brasileiro Paulo César e de Hugo Viana.

Uma semana depois de ter batido em casa o Sporting por 1 a 0, a equipe "azul e branca" também abriu vantagem sobre ainda mais aos "leões", que, após mais uma frouxa exibição, não conseguiram mais do que um empate sem gols na recepção ao Belenenses.

Atrás dos três "grandes", no quinto lugar, segue o Rio Ave, que sofreu o primeiro revés na competição e três golos, contra os dois que havia marcado nas seis primeiras rodadas, ao cair na Figueira da Foz por 3 a 2.

O franco-argelino Kerrouche, que na rodada anterior havia marcado dois no Funchal, em comparação ao Marítimo, voltou a ser o "herói" da Naval 1º de Maio, liderada por Augusto Inácio, ao marcar mais dois gols, incluindo o decisivo, aos 84 minutos.

Em grande na sétima rodada, esteve ainda o Leixões, que esteve perdendo em casa para a União de Leiria por 1 a 0 e 2 a 1, mas acabou vencendo por 3 a 2: Zé Manuel saiu do banco para empatar, aos 72 minutos, e Hugo Morais sentenciou aos 93, na cobrança de pênalti.

A equipe de Matosinhos foi para oito pontos, os mesmos do Marítimo, que, sexta-feira, venceu por 4 a 2 a Académica, em Coimbra, na estreia do interino holandês Mitchell van de Gaag.

Um gol do brasileiro Marcinho, dois do senegalês Babá e, fechando, um grande gol do "capitão" Bruno selaram o sucesso dos insulares e a demissão de Rogério Gonçalves nos "estudantes", últimos colocados, sem vitórias e só com três pontos.

A rodada 7 fecha segunda-feira, com o Benfica em Paços de Ferreira, a partir das 20h15 (16h15 de Brasília), e a recepção do Nacional ao Vitória de Guimarães, com início às 18 (14h).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos