Federação sul-africana nomeia 3 técnicos para avaliar Joel

Joanesburgo, 7 out (Lusa) - A situação do técnico da seleção de futebol da África do Sul, o brasileiro Joel Santana, ficou mais complicada depois que foi nomeada, nesta quarta-feira, uma comissão formada por três treinadores sul-africanos para avaliar seu trabalho.

Os técnicos sul-africanos que a federação de futebol da África do Sul (Safa) nomeou para redigir relatórios sobre o desempenho dos "Bafana-Bafana" são Jomo Sono, que substituiu o português Carlos Queiroz pouco antes da Copa do Mundo de 2002, Clive Barker, que conquistou a Copa das Nações Africanas em 1996, e Gavin Hunt, treinador da equipe sul-africana SuperSport United, atual campeã nacional.

Com a decisão, tomada de surpresa, a Safa levantou dúvidas sobre a permanência de Joel no comando da seleção, já que o técnico, que substituiu Carlos Alberto Parreira, tem sido fortemente criticado pelos torcedores e até mesmo pelos três treinadores que, agora, vão avaliar seu trabalho.

Jomo Sono, que alguns acusaram de fazer campanha contra Queiroz para ficar com o lugar do português na seleção sul-africana na Copa de 2002, tem sido particularmente crítico a Joel.

"Não conheço, nem nunca tomei café com esse senhor (Joel)", disse Sono recentemente, quando perguntado sobre o que achava do desempenho da seleção sul-africana e do brasileiro nos últimos tempos, cujas apresentações têm sido marcadas por resultados ruins e exibições fracas.

Joel, que na terça-feira afirmou esperar que a seleção vença os amistosos contra Noruega (dia 10) e Islândia (13), disputados na Europa, corre o risco de ser demitido mesmo se ganhar os jogos.

A opinião generalizada dos comentaristas esportivos sobre a nova comissão de avaliação do trabalho do treinador é que Jomo Sono, Clive Barker e Gavin Hunt deverão desaconselhar a Safa a manter o brasileiro à frente dos "Bafana-Bafana".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos