Portugal vê sábado 'capítulo' decisivo rumo à Copa-2010

Lisboa, 7 out (Lusa) - O destino de Portugal nas eliminatórias para Copa-2010 poderá ter sábado um capítulo decisivo, com a "equipe das quinas" precisando vencer a Hungria e esperando uma "ajuda" da Dinamarca.

Os gols de Liedson, que deu o empate na Dinamarca, e de Pepe, que garantiu o triunfo na Hungria (1 a 0), mantiveram Portugal na corrida para a África do Sul, embora dependendo de resultados alheios.

Portugal tem 13 pontos em oito jogos disputados no grupo 1, menos cinco que a Dinamarca, menos dois que a Suécia e os mesmos que a Hungria, numa classificação em que apenas o primeiro classificado de cada chave tem acesso direto e os oito melhores segundos disputam um "play-off".

Com o primeiro lugar muito longe, Portugal tem de se concentrar na classificação para o "play-off", necessitando para isso derrotar sábado a Hungria, no estádio da Luz, em Lisboa, e Malta, quatro dias depois, no estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.

Contudo, estes seis pontos poderão ser insuficientes para assegurar o segundo lugar da chave, em contas para as quais poderá ser decisivo o jogo entre Dinamarca e Suécia, também no sábado.

Portugal precisa de uma "ajuda" da Dinamarca, que sábado recebe a Suécia e poderá, então, "carimbar" a presença na fase final da Copa-2010, caso derrote o vizinho nórdico.

Uma derrota dos suecos em Copenhague poderia deixar Portugal isolado na segunda posição, com mais um ponto que a Suécia, sendo que a "equipe das quinas" recebe na última rodada Malta, a equipe mais frágil do grupo.

O empate entre as seleções nórdicas colocaria Portugal e Suécia em igualdade pontual, e a diferença de gols poderia ser decisiva neste aspecto.

Neste momento, a Suécia tem mais um gol que Portugal, mas o empate entre os nórdicos e uma vitória lusa, pela margem mínima, frente aos magiares deixaria as duas equipes empatadas com a mesma diferença de gols para a última rodada.

Na derradeira rodada, Portugal recebe Malta, que goleou fora por 4 a 0, enquanto a Suécia joga em casa com a Albânia, depois do empate sem gols em Tirana.

Uma vitória da Suécia sobre a Dinamarca seria o pior dos cenários para a equipe lusa, uma vez que deixaria a dupla nórdica a dois pontos de Portugal.

Caso vença a Hungria, Portugal passará logo a ser um dos possíveis oito melhores segundos classificados, porque, mesmo tirando os resultados com Malta, fará mais pontos que a Noruega, segunda posicionada do grupo 9, que fez apenas nove pontos.

Caso passe, Portugal não deverá ser cabeça-de-chave nos "play-off".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos