Técnico luso garante motivação e veta ansiedade para 'final'

Guimarães, Braga, 13 out (Lusa) - Carlos Queiroz garantiu nesta terça-feira "sentido de responsabilidade e empenho" por parte da seleção portuguesa, que tem de vencer quarta-feira Malta, em Guimarães, para poder chegar à repescagem por vaga na Copa-2010.

"Não existe ansiedade, mas a mesma motivação e vontade de fazer bem e somar três pontos contra Malta. Temos de começar a ganhar desde o primeiro ao último minuto, ser o melhor Portugal possível para poder vencer o jogo. Esta é a única motivação mental na equipe", disse o treinador.

Em campo, a receita é simples: "Jogar em velocidade muito alta, impondo o ritmo, a intensidade e a dinâmica de jogo mais apropriados desde o primeiro segundo. Mostrar que somos a equipe que mais deseja e mais vontade tem de fazer bem, com determinação para ganhar".

"Os jogadores têm sido fantásticos no empenhamento e na fé, lutando em vários jogos do princípio ao fim. Que no final tenhamos mais três pontos para dar mais um passo à frente (rumo ao Mundial 2010)", afirmou.

O técnico disse não haver jogos fáceis e que "os pontos não caem do céu": "Não há dessas dádivas. Precisamos trabalhar mais arduamente, com melhor concentração e desde o primeiro ao último minuto. Jogar para vencer e para mostrar a força da nossa equipe, expondo as fraquezas da outra. De outra forma as coisas não funcionam".

De Malta, Queiroz espera uma equipe determinada a complicar as contas de Portugal: "Os campeonatos do Mundo, as grandes finais para equipes como Malta ou as Ilhas Faroe é exatamente comprometer o favoritismo das melhores equipes".

"Mudaram de selecionador e não sei a sua forma de pensar, mas, pelas características dos jogadores, acredito que o façam em 4-4-1-1. De qualquer forma, nesta fase, o mais importante é concentrarmo-nos em Portugal e não em Malta", afirmou.

O lateral Duda, o meia Raul Meireles, o atacante Nani e o centroavante Liedson estão estão pendurados e podem desfalcar o time no jogo de ida da repescagem (disputa-se em 14 e 18 de novembro), mas isso não significa que Queiroz será cauteloso.

"Vão jogar os mesmos de sempre. Não queremos que os nossos jogadores apanhem cartões, mas temos de disputar o jogo e respeitar a equipe de Malta. Só podemos jogar este jogo, não dois. Não há depois de amanhã se não vencermos Malta. Em 90 minutos temos de explorar todas as nossas capacidades e argumentos para saber que existe porta do céu aberta para nós", justificou.

Carlos Queiroz não adiantou a equipe, mas revelou que Tiago, recuperado de problemas físicos, não será titular: "Tiago treinou, mas em princípio para titular está fora de hipótese. Vou ter ainda uma reunião com a equipe médica e decidir depois do almoço".

Nos últimos jogos, Portugal abandonou o tradicional sistema em 4-3-3 para usar o 4-4-2, mas Queiroz admite voltar à formula original, se for preciso "abrir o ataque, dependendo da forma como Malta se posicionar".

Cristiano Ronaldo

O comandante luso gostaria de ver o capitão Cristiano Ronaldo assistindo ao jogo quarta-feira, mas entende se o Real Madrid impedir o jogador de viajar.

"Se essa decisão for tomada, é porque provavelmente o Real Madrid quer preservar a continuidade dos tratamentos (bidiários). Se for essa a decisão, será baseada numa opinião médica e temos que respeitar isso", disse, evitando "polêmicas ou especulações".

Queiroz diz que não tem conhecimento de qualquer decisão oficial do Real Madrid - "apenas sabemos o que dizem os profissionais da comunicação social, não os responsáveis do clube" - e realça que a relação entre os "merengues" e a federação tem sido boa e dentro do normal respeito profissional.

Cristiano Ronaldo, que, frente à Hungria, viu agravado um problema no tornozelo direito, tendo saído ainda durante a primeira parte, tinha manifestado o desejo de estar em Guimarães para festejar com os seus companheiros a eventual classificação para a repescagem.

O meia do Real Madrid tem um período de recuperação estimado em três ou quatro semanas e, por isso, pode perder o jogo de ida caso Portugal vença Malta.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos