Adversários exigem 'abordagens diferentes', diz Queiroz

Guimarães, 14 set (Lusa) - O treinador da seleção portuguesa, Carlos Queiroz, reconheceu que os possíveis adversários na repescagem para a Copa de 2010 "exigem abordagens diferentes", mas não quis revelar a sua preferência.

Ucrânia, Bósnia-Herzegovina, Eslovênia e República da Irlanda são as quatro possíveis seleções que vão disputar a vaga com Portugal, que divide a condição de cabeça-de-chave com França, Grécia e Rússia. O sorteio dos confrontos acontece na segunda-feira.

"É indiferente. Os sorteios não são para discutir ou especular. Nem vale a pena perder energia e concentração. É mais justo dizer que equipas nesse pote estão mais preocupadas a olhar para o pote de cima a ver quem será mais apetecível teoricamente", disse Queiroz.

"Não escolho porque não vale a pena. Se deixassem, com certeza que escolhia, em termos de exercício mental. Escolhia era estar já em primeiro lugar do grupo e festejar o apuramento para a África do Sul", disse.

De qualquer forma, qualquer que seja o resultado do sorteio, na segunda-feira, Carlos Queiroz deixou claro que o adversário será "minuciosamente estudado".

"Devemos estimular os nossos jogadores que estão de parabéns pela forma empenhada e pela forma como acreditaram sempre que tínhamos de discutir a eliminatória até o último minuto. Merecem o nosso aplauso pela confiança que estimularam à volta deles, a motivação que criaram com exibições, resultados e consistência crescente nos últimos jogos. Agora é transportar isso para as duas finais", afirmou.

Queiroz recordou que agora vai ser "tudo ou nada". "Nesta vida há que trabalhar, não há nada garantido. No futebol nada se ganha antecipadamente. Vamos lutar e sofrer muito nesses dois jogos".

"Mais importante é pensar em nós, preparar bem os jogos, crescer e acreditar. O nosso desejo tem de ser maior do que o do adversário. Desejo, motivação e confiança nas nossas capacidades. Devemos estar otimistas, fazer dois grandes jogos e conseguir o ojectivo de ir à África do Sul", concluiu.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos