Portugal tem pior campanha em eliminatórias desde 1998

Lisboa, 14 out (Lusa) - A seleção portuguesa terminou a fase de grupos das eliminatórias para a Copa de 2010 com a pior campanha desde a não classificação para o Mundial de 1998, disputado na França.

Sob o comando de Carlos Queiroz, Portugal repete os números de 1998, com uma enorme diferença: da outra vez, ficou no terceiro lugar, ficando de fora da repescagem.

Ainda assim, esta é a pior campanha neste século, pelos números e, principalmente, porque Portugal sempre tinha conseguido a classificação direta.

Na corrida para a Eurocopa-2000, a equipe então comandada por Humberto Coelho somou 23 pontos em dez jogos e seguiu para a fase final como o melhor entre os segundos colocados.

Na classificação seguinte, para a Copa de 2002, o time do técnico António Oliveira conseguiu terminar invicto em um grupo que incluía Holanda e República da Irlanda.

Para a Euro-2004, Portugal se classificou automaticamente, na condição de país sede. Depois disso, conquistou uma vaga para a Copa de 2006 com nove vitórias e três empates: 30 pontos, contra 23 da Eslováquia, segunda colocada.

Em relação à Euro-2008, Portugal caiu muito de produção, conquistando 50% de vitórias (sete em 14) e pelo segundo lugar da classificação, que então valia a classificação direta.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos