Portugal vence, evita vexame e mantém vivo sonho da Copa

Guimarães, Braga, 14 out (Lusa) - A seleção portuguesa classificou-se nesta quarta-feira para a repescagem de acesso à fase final da Copa de 2010, ao golear Malta por 4 a 0, em Guimarães, e assegurar o segundo lugar do grupo 1 das eliminatórias europeias.

Para impor um jogo ofensivo, Queiroz, sem poder Cristiano Ronaldo, machucado, apostou em um esquema 4-4-3, diante de um adversário que contava apenas com Michael Mifsud no ataque.

Claramente superior na partida, Portugal abriu o placar com Nani, que recebeu um passe de Deco e chutou sem chance de defesa, aos 13 minutos do primeiro tempo.

Malta não saia do seu meio campo defensivo e, mesmo em desvantagem, continuava tendo como principal diminuir os espaços para o ataque luso.

No final da primeira etapa, Simão Sabrosa ampliou o a vantagem, chutando colocado na entrada da área.

Após o intervalo, sempre tranquilo, Portugal continuou em busca de ampliar o placar. Aos sete minutos Nani cruzou e Miguel Veloso marcou pela primeira vez com a camisa da seleção portuguesa.

Pouco antes do fim do tempo regulamentar, Edinho, que entrou no lugar de Liedson, quase sem ângulo, deu números finais para a goleada.

Com o resultado, os portugueses fecharam o grupo com 19 pontos, atrás da Dinamarca. Malta acabou no sexto e último lugar, sem nenhum gol marcado.

A seleção nórdica já tinha assegurado sábado a classificação para a África do Sul, ao bater em casa a Suécia (1 a 0), resultado que permitiu a Portugal chegar à segunda posição e afastou, praticamente, os suecos - terminaram com 18 pontos - da fase final.

Portugal será cabeça de chave no playoff, assim como França, Rússia e Grécia, e poderá enfrentar Ucrânia, República da Irlanda, Eslovênia e Bósnia-Herzegovina, em 14 e 18 de novembro.

O sorteio da repescagem acontece na próxima segunda-feira em Zurique, na Suíça.

Texto atualizado às 18h30

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos