Seleção de Portugal disputa repescagem pela primeira vez

Lisboa, 14 out (Lusa) - A seleção portuguesa de futebol vai participar pela primeira vez na repescagem desde que esta fórmula foi introduzida na qualificação para grandes competições, em 1996.

Na corrida aos Europeus de 1996 e 2000 e aos Mundiais de 2002 e 2006, Portugal alcançou classificação direta, enquanto em 1998 ficou no terceiro lugar nas eliminatórias para o Mundial, não atingindo sequer o playoff.

Depois da introdução da fase de grupos, este sistema só surgiu nas eliminatórias para a Eurocopa de 1996: classificavam-se diretamente os primeiros dos oito grupos e os seis melhores segundos, enquanto os dois piores disputavam a última vaga para a competição continental.

Portugal dispensou, aos vencer o grupo 6, com 23 pontos, contra 17 da República da Irlanda, que participou no primeiro playoff: num jogo apenas, em Liverpool, perdeu por 2 a 0 para a Holanda, apurada com dois gols de Kluivert.

Nas eliminatórias para a Copa de 1998, seguiam para o playoff os oito piores segundos, mas Portugal foi apenas terceiro no grupo 9, com 19 pontos, contra 20 da Ucrânia, segunda colocada, e 22 da Alemanha, primeira.

Seguiu-se a Eurocopa de 2000: como na classificação para a Copa da França, apenas o melhor segundo acompanhava os vencedores dos grupos e foi nesse lugar que Portugal rumou à fase final, depois de somar 23 pontos, contra 24 da Romênia, no grupo 7.

Nas campanhas para os Mundiais de 2002 e 2006, Portugal venceu os seus grupos, dispensando o playoff, que não entrou nas contas da Euro-2008: a equipe portuguesa classificou-se diretamente como segunda colocada, com 27 pontos, contra 28 da Polônia.

Os jogos do playoff de classificação para o Mundial de 2010 vão acontecer em 14 e 18 de novembro, e o sorteio está marcado para a próxima segunda-feira, na sede da Fifa, em Zurique, na Suíça.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos