Portugal enfrenta Bósnia na repescagem por vaga na Copa

Zurique, Suíça, 19 out (Lusa) - A seleção portuguesa enfrentará a Bósnia-Herzegovina na repescagem das eliminatórias para a Copa-2010, na África do Sul, de acordo com sorteio realizado nesta segunda-feira em Zurique, na Suíça.

O confronto de ida acontece em 14 de dezembro, no estádio da Luz, em Lisboa, e o de volta quatro dias depois provavelmente em Zenica.

Portugal procura a sua quinta presença em Mundiais, depois do terceiro lugar de 1966, de ter ficado pela primeira fase em 1986 e 2002 e ter alcançado o quarto posto em 2006, enquanto a Bósnia-Herzegovina nunca esteve numa fase final.

Ataque forte

Portugal é o último obstáculo que separa a Bósnia-Herzegovina de uma primeira presença na fase final de uma Copa.

À custa de um ataque demolidor (25 gols em 10 jogos), o rival português foi segundo do grupo 5, ficando atrás de uma demolidora Espanha (10 vitórias), atual campeã europeia, mas, surpreendentemente, à frente de seleções mais conceituadas, como a Turquia e a Bélgica.

O ponto forte da equipe da ex-Iugoslávia é o seu ataque, o mais forte entre as equipes que atingiram a repescagem e o quarto melhor de toda a zona europeia de classificação para a Copa-2010.

Edin Dzeko é o grande nome da seleção bósnia, treinada por Miroslav Blazevic, tendo marcado nove gols na fase de grupos.

Mas não é apenas o atacante do Wolfsburg que marca na equipe bósnia, uma vez que o seu companheiro de equipe e estratega Zvjezdan Misimovic marcou cinco gols e Zlatan Muslimovic quatro.

Além das duas derrotas para a Espanha, a Bósnia-Herzegovina cedeu pontos apenas em dois outros encontros, ao perder e empatar com a Turquia.

De resto, vitórias sobre as outras três seleções do grupo, com triunfos expressivos sobre a Bélgica (4 a 2), a Armênia (4 a 1) e a Estónia (7 a 0), com quem Portugal empatou a zero num particular no final da última temporada.

O último encontro da fase de qualificação deixou, contudo, claras algumas deficiências defensivas da Bósnia-Herzegovina, que perdeu em casa por 5 a 2 com uma Espanha sem alguns titulares, como Xavi, David Villa ou Fernando Torres.

A seleção bósnia, que nunca enfrentou Portugal, é a segunda menos cotada do "play-off", ao ocupar a 42ª posição do "ranking" da Fifa, à frente da Eslovênia (49ª) e atrás de Ucrânia (22ª) e República da Irlanda (34ª).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos