Porto já embolsou 18 milhões de euros na Liga dos Campeões

Lisboa, 4 nov (Lusa) - O Porto já embolsou 17,9 milhões de euros na atual edição da Liga dos Campeões, ao classificar-se terça-feira para as oitavas-de-final da competição, ultrapassando os 16,2 milhões da temporada passada.

Os campeões portugueses receberam 7,1 milhões de euros ao assegurarem a entrada direta na fase de grupos da Liga, aos quais se somaram mais 2,4 milhões pelas três vitórias (800 mil por cada uma) conseguidas até esta fase do torneio (ainda faltam dois jogos).

A este valor juntam-se ainda os três milhões de euros pela passagem às oitavas-de-final, que disputam-se em fevereiro e março de 2010.

Mas o grande crescimento nas receitas desta temporada deu-se nos direitos televisivos, capítulo em que os dragões vão encaixar 5,4 milhões de euros, fruto do forte aumento desta matéria (no ano passado as equipes portuguesas receberam pouco mais de três milhões de euros) e de o total do "market pool" destinado a Portugal ir para os cofres do Porto, que este ano é o único representante do futebol luso.

Contas feitas, o Porto garantiu já, no mínimo, 17,9 milhões de euros, mais 1,7 milhão do que o valor recebido na edição da temporada passada na Liga dos Campeões, em que atingiu as quartas-de-final.

Este montante pode ainda crescer em 1,6 milhão de euros, caso os "azuis e brancos" vençam os dois últimos jogos da fase de grupos (800 mil euros por vitória, 400 mil por empate): em casa, frente ao Chelsea, e em Madri, contra o Atlético de Madrid.

Este já é o segundo valor mais alto de todos os tempos do Porto na Liga dos Campeões, só superado pela campanha de 2003/04, quando se sagrou campeão europeu e encaixou 18,4 milhões de euros.

Prêmios financeiros da atual edição da Liga dos Campeões:

Participação no "playoff": 2,23 milhões de euros

Participação na fase de grupos: 7,1 mlhões

Vitória em jogo disputado na fase de grupos: 800 mil

Empate em jogo disputado na fase de grupos: 400 mil

Participação nas oitavas-de-final: 3 milhões

Participação nas quartas-de-final: 3,3 milhões

Participação nas semifinais: 4 milhões

Título: 9 milhões

Vice: 5,2 milhões

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos