Comissão técnica busca hospedagem a Portugal na Copa

Joanesburgo, África do Sul, 27 nov (Lusa) ? Os responsáveis técnicos da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciarão em 5 de dezembro onde a seleção portuguesa ficará concentrada na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, informou à Agencia Lusa o diretor-técnico Carlos Godinho.

"O nosso principal problema é a dimensão da África do Sul e as distâncias a percorrer", afirmou, após voltar para Joanesburgo no início da noite desta sexta-feira, em voo proveniente de Bloemfontein, com o técnico Carlos Queiroz.

Para o diretor-técnico, a logística é bem mais fácil quando este tipo de competição acontece em países europeus, com climas mais uniformes e distâncias menores a percorrer.

"A nossa decisão sobre o local de concentração da seleção será tomada em 5 de dezembro, um dia após a realização do sorteio de grupos. Obviamente que teremos de jogar em várias cidades e será determinante saber os tipos de climas e temperaturas a que os jogadores estarão sujeitos", explicou.

No inverno sul-africano, estação do ano durante o qual a Copa ocorrerá, cidades como Bloemfontein e Joanesburgo, situadas no platô, têm temperaturas à noite muitas vezes negativas, com um reduzido grau de umidade, enquanto a Cidade do Cabo tem um inverno ameno, do estilo europeu, com chuva frequente, e Durban e Nelspruit possuem climas tropicais.

Godinho e Queiroz visitaram nesta sexta-feira várias instalações esportivas em Bloemfontein, uma das nove cidades-anfitriãs do Mundial.

Situada 350 quilômetros a sudoeste de Joanesburgo, Bloemfontein foi a terceira cidade visitada por Queiroz e pelo diretor-técnico da FPF, que estão na África do Sul há três dias em busca de um local que servirá de base à seleção portuguesa durante a primeira Copa na África, que começará em 11 de junho de 2010.

Reunião com Parreira

Godinho e Queiroz já visitaram várias instalações esportivas e hotéis nas cidades de Pretória e Joanesburgo e no entorno, e também se encontraram, na última quinta-feira, com o diretor-executivo do Comitê Organizador Local (COL), Danny Jordaan, e com o presidente da federação sul-africana, Kirsten Nematandani, na sede da Federação de Futebol da África do Sul, em Joanesburgo.

Eles também tiveram a oportunidade de trocar impressões com o técnico sul-africano, Carlos Alberto Parreira.

No sábado, Queiroz viajará para o noroeste do país, para a cidade de Rustenburg, com a mesma missão, enquanto Godinho seguirá de avião para Cidade do Cabo, onde prosseguirá visitas a várias instalações até o dia do sorteio de grupos do Mundial.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos