Paraguaio faz 3, Benfica goleia e vai ao topo do Português

Lisboa, 6 dez (Lusa) - O Benfica encostou neste domingo no Sporting Braga no topo da classificação do Campeonato Português, após ter goleado em casa a Académica por 4 a 0, com três gols de Cardozo e um gol de Saviola, na 12ª rodada da competição.

Benfica e Sporting Braga somam agora os mesmos 29 pontos, mas os minhotos, que empataram sábado em Matosinhos com o Leixões por 1 a 1, são os líderes por terem derrotado os "encarnados" no Minho por 2 a 0.

Hoje, na Luz, o Benfica começou a desenhar a nona goleada oficial da temporada com o paraguaio Oscar Cardozo, aos seis minutos e, ainda antes do intervalo, aos 32, o argentino Saviola fez um chapéu de grande nível dm Rui Nereu e aumentou a contagem.

No segundo tempo, Cardozo fez, de cabeça, o seu 13º gol no Português, aos 10 minutos, beneficiando-se de uma defesa incompleta de Rui Nereu a um arremate do argentino Di Maria.

Aos 24 minutos, o artilheiro do campeonato fez o terceiro gol no jogo, na sequência de uma falta batida por Di Maria e estabeleceu o resultado final.

A Académica, que vinha de duas vitórias consecutivas, permanece na 13ª posição, com 10 pontos e pode apenas ser ultrapassada pelo Vitória de Setúbal, caso esta equipe vença o Sporting na segunda-feira em casa.

O Porto, que sexta-feira goleou em Guimarães (4 a 1) beneficiou-se do empate do Braga em Matosinhos e aproximou-se dos minhotos.

A equipe liderada por Jesualdo Ferreira está agora a três curtos pontos do time orientado por Domingos Paciência e do Benfica.

Já o Vitória de Guimarães caiu para 10º lugar e foi ultrapassado na classificação pela Naval 1º de Maio, que sábado recebeu e venceu o Paços de Ferreira por 1 a 0.

Hoje, no Funchal, o Marítimo goleou a Olhanense por 5 a 2 e passou provisoriamente para a quarta posição, com 19 pontos, ultrapassando o Nacional, que joga segunda-feira em Leiria.

O Olhanense poderá afundar-se no último lugar, caso o Vitória de Setúbal pontue segunda-feira em casa com o Sporting.

Na Madeira, o Marítimo não deu chances à equipa de Jorge Costa e depois de ter inaugurado o marcador aos 13 minutos, por Djalma, viu a equipe algarvia empatar por Djalmir, no último minuto do primeiro tempo.

Bruno colocou de novo o Marítimo na frente, Tengarrinha voltou a empatar, mas Alonso e dois gols de Baba deram o triunfo à equipe agora orientada por Van der Gaag.

Rio Ave e Belenenses empataram sábado sem gols em Vila do Conde, num jogo marcado pelo mau estado do gramado e pela inexistência de oportunidades claras de gol.

Ainda assim, a equipe do Rio Ave ultrapassou provisoriamente o Sporting e está agora na sexta posição, com 16 pontos, mais um que os "leões", sétimos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos