Académica vence Leixões por 2 a 0 no Campeonato Português

Coimbra, 13 dez (Lusa) - A Académica venceu neste domingo o Leixões por 2 a 0, com gols de Emídio Rafael e Lito, e somou a terceira vitória consecutiva em casa no Campeonato Português, sob o comando de André Villas-Boas.

O novo técnico só sabe ganhar em casa e, com este resultado, a "Briosa" sobe ao 11.º lugar, com 13 pontos, com o Vitória de Guimarães, que ainda não jogou nesta rodada. Já a equipe de Matosinhos, sem vencer há seis jornadas, cai perigosamente para os últimos lugares da tabela, com dez pontos.

Numa rodada em que seus adversários diretos (Olhanense e Setúbal) tinham compromissos com dois "grandes" (Benfica e Porto), era uma boa oportunidade para ganhar distância e a Académica aproveitou, embora o Olhanense tenha empatado com o Benfica (2 a 2).

O placar foi aberto logo no começo da partida, aos 9 minutos, de Emídio Rafael, que marcou o primeiro gol no campeonato. Ao ser servido por Nuno Coelho, o lateral esquerdo rematou, cruzado, com força, para o gol de Diego.

A equipe adversária reagiu logo a seguir, com Seabra acertando a trave, na conversão de um livre directo frontal.

Contudo, aos 20 minutos, a equipe de Matosinhos sofreu um forte revés, ao perder um dos seus avançados, Jean Sony, que foi expulso, por acumulação de cartões amarelos.

O jogo perdeu qualidade, tornou-se mais violento, conforme atestam os cartões amarelos exibidos pelo árbitro Luís Reforço. Até ao intervalo, poucos lances de perigo aconteceram para ambos os lados.

No segundo tempo, sinal mais para a equipe da casa, que poderia ter ampliado logo o resultado.

Apesar disso, os homens da casa não paravam de pressionar e o gol que definiu a aprtida sugiu aos aos 75 minutos, numa jogada de insistência de Lito, que à segunda consegue desfeitear Diego.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos