Após operação, médico prevê zagueiro Pepe na Copa-2010

Porto, 17 dez (Lusa) - O jogador luso-brasileiro Pepe, operado nesta quinta-feira no joelho, no Porto, estará em condições de disputar a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, segundo o cirurgião José Carlos Noronha.

"A esperança é a última a morrer, por isso esperanças há, mas não vamos estabelecer limites, porque a medicina não é uma ciência exata", afirmou Noronha, sobre a possibilidade de o zagueiro atuar na seleção portuguesa no Mundial.

O médico explicou que a operação correu "bem e dentro do previsto", onde foi feita "a reconstrução do ligamento cruzado anterior, sem surpresas" e, por isso, "aguarda-se uma evolução favorável".

Pepe ficará internado dois dias no Hospital da Ordem da Trindade do Porto e começa a recuperação imediatamente.

"Amanhã (sexta-feira) já começa a recuperação. Usará uma tala no lado operado apenas para dormir, iniciará a caminhada com metade do peso na perna direita e utilizará muletas durante quatro semanas", explicou Noronha, revelando ainda que a lesão de Pepe é igual às do brasileiro Derlei, de César Peixoto, Simão Sabrosa e Paulo Ferreira.

O cirurgião acrescentou que intervenções como as que são realizadas em jogadores de futebol têm sempre "uma tensão acrescida", devido à importância que os atletas têm nos clubes e seleções.

Retorno ao Real Madrid

Já quanto a poder jogar novamente no Real Madrid nesta temporada, o médico português, que não deu qualquer prazo para a recuperação de Pepe, foi mais pessimista, acrescentando que ele não deverá voltar a vestir a camisa da equipe espanhola tão cedo.

Pepe escolheu ser operado na cidade do Porto por Noronha devido à amizade e confiança que tinha com o médico desde os tempos em que atuava pelo Porto, uma decisão apoiada pela comissão médica do Real Madrid, que foi representada na cidade com dois médicos do clube.

"Estamos totalmente satisfeitos com o que foi realizado. O Dr. Noronha dá-nos todas as garantias e a decisão foi essencialmente tomada na perspectiva do jogador, que neste tipo de cirurgia terá o apoio da família", disse Carlos Diez, médico do Real.

O zagueiro passará o Natal no Porto e, segundo Juan Carlos Hernandez, médico do Real Madrid, Pepe já falou com a família depois de ter entrado para a sala de cirurgia um pouco "nervoso".

"Estava nervoso antes de entrar, mas agora já falou com a família e está a despertar com total normalidade", revelou o clínico madrileno.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos