Benfica e Porto fazem clássico da rodada no Português

Lisboa, 20 dez (Lusa) - O grande jogo da 14ª rodada do Campeonato Português, entre Benfica e Porto, acontece neste domingo no estádio da Luz, e desde já monopoliza todas as atenções por envolver os dois principais candidatos ao título, separados por apenas um ponto.

A série de vitória do Benfica foi quebrada na rodada anterior com um empate em Olhão, com o Olhanense, porém Jorge Jesus não perdeu somente dois pontos, mas também alguns jogadores importantes, como Di Maria (expulso) e Fábio Coentrão (pendurado pelo segundo cartão amarelo), que ficarão fora do clássico.

Na mesma partida, Ramires se machucou e é dúvida para o clássico, assim como o argentino Pablo Aimar, que já tinha ficado de fora do jogo contra o Olhanense.

Depois de uma fase instável, o Porto tem crescido de rendimento desde o triunfo em Guimarães, sobre o Vitória, e faz a partida na Luz em bom momento, em termos de autoconfiança e de consistência de jogo.

Além do clássico, ocorrem neste domingo mais três confrontos, entre eles o Nacional e Acadêmica. A equipa insular está em quarto na tabela e tem como motivação a goleada infligida esta semana ao Austria Vienna, pela Liga Europa.

A outra equipa madeirense, o Marítimo, vai a Setúbal, onde enfrenta um Vitória "afundado" na tabela, com 8 pontos, e pode se aproveitar da derrota do Rio Ave em Guimarães para ficar na quinta colocação (ou mesmo na quarta, caso o Nacional perca para a Académica), e ultrapassar o Sporting, que venceu no sábado, na Figueira da Foz, a Naval 1º de Maio por 1 a 0.

Fecham as partidas deste domingo a União de Leiria, motivada pelo triunfo em Alvalade na rodada anterior, que recebe o Belenenses em situação complicada na tabela, em 13º lugar, com um ponto a mais que o penúltimo (Olhanense) e só dois acima do lanterna, Vitória de Setúbal.

A rodada é concluída na segunda-feira, com o confronto entre Leixões e Olhanense, 14º e 15º lugares na tabela, que precisam dos pontos para respirar um pouco mais aliviados.

Programação:

- Sexta-feira (18 dez):

Paços de Ferreira 0 x 1 Sporting de Braga

- Sábado (19 dez):

Vitória de Guimarães 1 x 0 Rio Ave

Naval 1º de Maio 0 x 1 Sporting

- Domingo (20 dez):

Vitória de Setúbal x Marítimo, 14h (horário de Brasília)

União de Leiria x Belenenses, 14h

Nacional x Académica, 14h

Benfica x Porto, 18h15

- Segunda-feira (21 dez):

Leixões x Olhanense, 18h15

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos