União de Leiria derrota Belenenses com gol de brasileiro

Leiria, 20 dez (Lusa) - Um gol de Cássio foi o suficiente para a União de Leiria vencer, neste domingo, o Belenenses, por 1 a 0, em um jogo insosso, no Estádio Municipal de Leiria, pela 14ª rodada do Campeonato Português.

O gol aconteceu quando o Belenenses estava melhor em campo, no segundo tempo, após um passe errado de Diakité, que permitiu que Cássio marcasse.

A União de Leiria conseguiu a segunda vitória da temporada em casa, enquanto o Belenenses somou o 12º jogo sem triunfo na competição.

A equipe da casa perdeu uma chance de marcar logo no primeiro minuto de partida, com um cabeceio de Tiago Luís defendido por Bruno Vale.

Motivado pela vitória sobre o Sporting na rodada anterior e com um Belenenses encolhido no ataque, o time de Lito Vidigal fez uma boa primeira etapa. Gerenciando bem a posse de bola e errando poucos passes, os leirienses dominaram os adversários e só não marcaram por precipitação no momento da finalização.

O frio e o vento forte foram dois inimigos de peso das duas equipes. Aos oito minutos da primeira etapa, por exemplo, o jogo foi interrompido por uma rajada que jogou no campo os painéis publicitários instalados atrás do gol de Djuricic.

No sentido a favor do vento, no primeiro tempo, a União de Leiria esteve perto de marcar com um chute de Ronny e duas vezes pelos pés de Cássio.

Com dois homens no ataque, o time de João Carlos Pereira não levou perigo. O meio-campo do Belenenses se preocupou mais em defender do que em criar jogadas e Yontcha e Lima tocaram na bola poucas vezes.

Mudança no meio-campo

No intervalo, Lito Vidigal mudou o esquema tático da equipe, passando de 4x4x2 para 3x5x2.

A mudança deu mais espaço ao Belenenses, que finalmente apareceu no jogo. Ivan e Yontcha fizeram os primeiros chutes com perigo por volta dos dez minutos da segunda etapa e a tendência do jogo se inverteu.

Os leirienses começaram a ficar preocupados, e passaram a cometer erros, deixando o gol dos adversários em caráter iminente. Só não aconteceu aos 16 minutos porque Yontcha errou um cabeceio que parecia fácil na pequena área.

O Belenenses perdeu a oportunidade e deu espaço para a União de Leiria marcar. Aos 18, Ronny fez um cruzamento para a área, Diakité se adiantou ao goleiro e cortou a bola de carrinho, deixando para Cássio fazer 1 a 0 com facilidade.

O gol deu à União de Leiria a tranquilidade que faltava em campo. A equipe de Lito Vidigal reequilibrou o jogo e o Belenenses voltou a soar inofensivo.

Só em dois chutes, aos 32 minutos, com Lima, e aos 43, com Fredy, o time do Restelo esteve perto de empatar, mas a União de Leiria segurou a vitória, algo que não conseguia em casa diante do Belenenses desde a temporada 2004/05.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos