China doa equipamentos para exército de Cabo Verde

Cidade da Praia, 22 dez (Lusa) - A China vai fornecer material militar às Forças Armadas de Cabo Verde no valor de 60 mil contos cabo-verdianos (R$ 1,44 milhão no câmbio atual) e comprometeu-se a fornecer dois helicópteros para reforçar a Guarda Costeira cabo-verdiana.

O acordo foi assinado nesta terça-feira na Cidade da Praia pela ministra cabo-verdiana da Defesa, Cristina Fontes Lima, e o embaixador chinês em Cabo Verde, Li Chunhua. O documento se enquadra no âmbito do programa de cooperação para 2009-10, ?na linha de colaboração tradicional" com as Forças Armadas cabo-verdianas.

Por outro lado, a entrega dos dois helicópteros insere-se no quadro da reforma das Forças Armadas, com objetivo de dotar a Guarda Costeira de unidades capazes de auxiliar na busca e salvamento, transferência de doentes entre ilhas e no apoio à proteção civil.

Para o negócio dos helicópteros, o governo cabo-verdiano comprometeu-se a conseguir um empréstimo especial, estando a assinatura do respectivo contrato agendada para 2010, mediante um prazo de execução de 18 meses.

O custo global é de 34 milhões de euros e inclui, além dos dois aparelhos, a formação de pilotos e técnicos de manutenção.

Além disso, os dois países assinaram um acordo de empréstimo, sem juros, no valor de 3,1 milhões de euros.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos