Premiê angolano inaugura 3º estádio para Copa Africana

Luanda, 29 dez (Lusa) - O primeiro-ministro angolano, António Paulo Kassoma, inaugurou nesta terça-feira na província da Huíla o estádio de futebol da Tundavala, palco da Copa Africana de Nações (CAN-2010) e o novo aeroporto internacional da Mukanka.

O estádio, com capacidade para 20 mil pessoas, foi construído em 18 meses, em uma área de 25.807 metros quadrados, e teve um custo de US$ 69 milhões (R$ 120 milhões).

A inauguração do estádio da Tundavala (Huíla) se segue à do 11 de Novembro (Luanda) e de Ombaka (Benguela), e nesta quarta está prevista a abertura oficial do último, do Chiazi (Cabinda).

Antes da cerimônia oficial no estádio, Kassoma inaugurou o aeroporto da Mukanka, o primeiro a ser construído do zero desde a independência do país, em 1975, com capacidade de atendimento para 500 mil passageiros anuais, contra 120 mil do anterior, e um custo total de cerca de 100 milhões de euros.

O empreendimento, de estilo moderno, construído em uma área de cerca de 7 mil metros quadrados, será a principal porta de entrada para a região sul do país.

O terminal aéreo, com uma pista principal de 3.200 metros de comprimento e 70 metros de largura, foi concebido para receber aviões do tipo Boeing 777.

Segundo o ministro angolano dos Transportes, Augusto Tomás, as obras de construção foram aceleradas devido à Copa Africana, que acontecerá entre 10 e 31 de janeiro.

Augusto Tomás explicou que o governo está se esforçando para que haja mais e melhor segurança aérea nos 15 aeroportos do país.

"No âmbito do desenvolvimento da economia regional vem acrescentar valor, ao permitir a redefinição e a realização das ligações aéreas entre Angola e os países vizinhos, dos limites de fronteira e não só, e entre a região do sul de Angola e outros destinos internacionais", ressaltou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos