Topo

Jornalista Mário Magalhães é o novo blogueiro do UOL

O jornalista Mário Magalhães, que recebeu mais de 20 prêmios e menções honrosas por seu trabalho - Divulgação
O jornalista Mário Magalhães, que recebeu mais de 20 prêmios e menções honrosas por seu trabalho Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

03/05/2013 10h21

O jornalista Mário Magalhães, 49, estreia nesta segunda-feira (6 de maio) como novo blogueiro do UOL. O Blog do Mário Magalhães falará de cotidiano, esportes, política e outros assuntos, com um olhar do Rio de Janeiro para o Brasil e o mundo.

Como o próprio Mário Magalhães define o blog em sua descrição: “O blog nasceu no Rio, vive no Rio, vibra com o Rio e por isso mesmo cobra que o Rio seja bem tratado como merece. O blog também adora viajar por outras cidades, Estados, países, temas e interesses.”

Jornalista desde 1986, Mário Magalhães recebeu mais de 20 prêmios e menções honrosas por seu trabalho, entre eles, o Prêmio Folha de Reportagem por duas vezes, o Prêmio da Sociedade Interamericana de Imprensa também por duas vezes, o Grande Prêmio Esso de Jornalismo, o Prêmio Lorenzo Natali (da União Europeia), o Prêmio Vladimir Herzog, a Medalha Chico Mendes de Direitos Humanos e o Prêmio Direitos Humanos-RS.

Magalhães foi repórter especial e ombudsman da Folha de S.Paulo. Formou-se em jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1988.

Ele começou a carreira como repórter de cultura do jornal Tribuna de Imprensa (RJ), em 1986. Em 1987, exerceu o mesmo cargo na editoria de Cultura do jornal “O Globo”.

No início da década de 1990, foi repórter das editorias Geral e Educação do jornal “O Estado de S.Paulo”.  Em 1991, ingressou na Folha de S.Paulo, onde foi editor-assistente do caderno Folhateen, destinado ao público jovem, e do caderno de Esportes. Em 1993, tornou-se repórter de esportes na Sucursal do Rio de Janeiro da Folha.

Em 2003, deixou o jornal para se dedicar a escrever a biografia do guerrilheiro Carlos Marighella. O livro, “Marighella, o Guerrilheiro que Incendiou o Mundo”, foi lançado pela Companhia das Letras em 2012.

Em 2006, Mário Magalhães voltou à Folha como repórter especial no Rio de Janeiro. Foi ombudsman do jornal nos anos de 2007 e 2008.

Magalhães é também autor dos livros “Viagem ao País do Futebol” (DBA, 1998), com fotos de Antônio Gaudério, e “O Narcotráfico” (Publifolha, 2000), dentro da coleção Folha Explica. Participou, com a reportagem sobre o Caso Pelé-Unicef, de 2001, do livro “11 Gols de Placa – Uma seleção de grandes reportagens sobre o nosso futebol” (Record, 2010), organizado por Fernando Molica.