Giro UOL traz os destaques da noite desta quarta, 20/01, para você; ouça

Andre Medeiros

Do UOL, em São Paulo

Dilma será ouvida

O juiz federal Vallisney de Souza autorizou que a presidente Dilma seja ouvida, na condição de testemunha de defesa, na Operação Zelotes, que investiga a compra de suposta medida provisória que beneficiou o setor automotivo.

Dilma era ministra da Casa Civil entre 2009 e 2010, período em que a medida provisória foi discutida no Executivo e aprovada no Congresso Nacional.

Leia mais

Temer pede, Dilma atende

Na primeira conversa pessoal em 2016, Michel Temer afirmou à presidente Dilma Rousseff que o governo "precisa ouvir mais do que falar". Para o vice-presidente, o Planalto tem de mostrar que está disposto "a ser mais servo" do que dar ordens.

Dilma respondeu ao vice que vai seguir a proposta e reconvocar o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, para que setores da economia proponham soluções para ajudar a superar a crise que assola o país.

Leia mais

 

Lula contra a delação premiada

O ex-presidente Lula criticou o instrumento jurídico da delação premiada e disse, em referência ao conteúdo revelado na Operação Lava Jato, que "o grande problema da delação premiada é que o grande prêmio para os delatores é envolver o Lula".

O petista afirmou também que não existe quem possa envolvê-lo em irregularidades. "Duvido que neste país tenha promotor, delegado, empresário, amigo ou não amigo, que tenha coragem de afirmar que eu tenha me envolvido em algo ilícito", disse Lula.

Leia mais

 

Sobe, desce

Depois de leve alta ontem, a Bovespa registrou hoje queda de 1,08%, com 37.645,48 pontos. Com isso, o índice volta ao menor nível de fechamento desde 9 de março de 2009.
 
No mercado de câmbio, o dólar teve a segunda alta seguida, subindo 1,24%, cotado a R$ 4,105. É o maior valor de fechamento da moeda desde 28 de setembro.
 

 

 

Concorrência na educação

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) teve menos concorrência por vagas em 2016 na comparação com 2015. Neste ano, cada vaga foi disputada, em média, por 23 candidatos. Já no ano passado, a relação foi de 26,4 concorrentes para cada posto.

Para o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, a tendência é de queda porque o número de vagas está aumentando. Outro fator é que 2016 foi o primeiro ano em que os treineiros não puderam se inscrever na seleção.

Leia mais

 

Dengue preocupa

Pelo menos 1 em cada 10 cidades paulistas já vive epidemia de dengue, três meses antes do período de pico da doença, registrado historicamente em abril. O quadro considera o número de casos notificados de outubro a dezembro de 2015.

Entre as cidades em situação preocupante estão Ribeirão Preto, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Ilhabela e Sorocaba.

Leia mais

 

Sistema solar em alta

Dois astrônomos dos EUA afirmam ter descoberto um nono planeta no Sistema Solar e sabem exatamente a órbita em que ele estaria. Kostantin Batygin e Mike Brown dizem que a massa do novo planeta é cerca de dez vezes a da Terra.

Os cientistas propuseram a outros astrônomos começar uma busca pela órbita em que o planeta habita e assim encontrá-lo para comprovar a teoria.

Leia mais

 

Preocupação para a Rio-2016

O Brasil pode ter problemas com duas sedes do futebol na Olimpíada. Os estádios Arena Amazônia, em Manaus, e o Mané Garrincha, em Brasília, necessitam de cuidados extras para receber os jogos em agosto.

Construídos para a Copa de 2014, os estádios quase não têm abrigado partidas de futebol e não recebem a devida manutenção. Responsáveis pelos locais disseram que obras de adequação aos Jogos Olímpicos já estão sendo feitas.

Leia mais

 

Mudanças para Xuxa em 2016

A Record decidiu de maneira definitiva que o programa Xuxa Meneghel será exibido totalmente gravado. Inicialmente, o plano era voltar com a atração ao vivo na próxima segunda-feira.

Entre as razões que contribuíram para a mudança estão o corte de custos e o fato de parte da cúpula da Record não ter gostado de alguns comentários mais picantes da apresentadora.

Leia mais


 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos