Giro UOL traz os destaques da manhã desta quinta, 21/01, para você; ouça

Aline Rocha

Do UOL, em São Paulo

Menos emprego

Depois de terminar 2015 com 1,6 milhão de vagas formais de trabalho a menos, o Brasil pode ter mais um resultado ruim. Estimativa da consultoria LCA aponta que o país deve perder 1,4 milhão de postos este ano.

Pelas previsões, a indústria vai fechar 558 mil vagas, liderando entre os setores com maiores baixas. Desde 1999, o país não tem um segundo ano seguido com fechamento líquido de empregos. 

Leia mais

 

Lava Jato

O ex-gerente da Petrobras, Pedro Barusco, disse em depoimento ao juiz Sérgio Moro que o pagamento de propina por empresas que tinham contrato com a estatal era uma "sistemática que existia e se aprofundou".

O delator também voltou a falar que 2% de cada contrato eram destinados para propina, sendo que 1% ia para a diretoria de abastecimento, comandada pelo ex-diretor Paulo Roberto Costa, e 1% para a diretoria de serviços, chefiada por Renato Duque. Dessa parte, 0,5% ia para o PT e o restante era dividido entre Duque e Barusco. 

Leia mais

 

Continua a mesma

Por 6 votos a 2, o Banco Central decidiu manter, pela quarta vez consecutiva, a taxa básica de juros, a Selic, em 14,25% ao ano. A maioria dos economistas acreditava em uma alta de 0,5 ponto percentual.

Para especialistas, a manutenção da Selic foi um recado do Banco Central em adotar uma postura alinhada com o Palácio do Planalto, que prefere manter os juros inalterados para evitar mais abatimento econômico.

Leia mais

 

Novo Irã

O chanceler do Irã Mohammad Javad Zarif disse que o país está aberto para negócios com o Brasil agora que está livre das sanções internacionais. A declaração foi feita durante sessão especial do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.

Zarif também disse que vai viajar ao Brasil em breve. O Irã voltou ao mundo dos negócios depois que Estados Unidos e União Europeia anunciaram a revogação das sanções econômicas contra o país pelo cumprimento do acordo nuclear fechado no ano passado.

Leia mais

 

Saúde em alerta

O país continua em alerta contra a dengue. O Ministério da Saúde divulgou que 135 cidades iniciaram o ano com a epidemia. O número é 322% maior do que no mesmo período de 2014, quando apenas 32 municípios estavam com o problema.

O resultado é preocupante porque um cenário como este costuma ser esperado apenas para abril e maio, período de maior difusão do Aedes aegypti, mosquito que causa a doença.

Leia mais

 

Novo conselheiro da presidente?

A presidente Dilma Rousseff convidou o ator Wagner Moura para participar do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, conhecido como Conselhão, que pretende discutir medidas econômicas que ajudem o governo a superar o atual quadro de recessão.

Moura disse que não vai poder comparecer à primeira reunião, marcada para o próximo dia 28, mas avisou que está disposto a participar dos próximos encontros.

Leia mais

 

Restam quatro na Copinha

E foram definidas as semifinais da Copa São Paulo. O América-MG derrotou o Bahia nos pênaltis e vai encarar o Flamengo, que passou pelo São Paulo por 2 a 0. Na outra semifinal, o atual campeão Corinthians vai enfrentar o Cruzeiro. 

Os jogos pelas semifinais do torneio acontecem amanhã. A final está marcada para o dia 25, data do aniversário da cidade de São Paulo.

Leia mais

 

Faltou diversidade

A polêmica sobre a falta de atores negros indicados ao Oscar de 2016 continua. O ator Tyrese Gibson disse que gostaria que o comediante Chris Rock não apresentasse mais o prêmio, como forma de protesto.

Ele também elogiou o boicote do diretor Spike Lee e da atriz Jada Pinkett Smith, que não vão mais à cerimônia. Gibson disse ainda que eles precisam não só expressar a opinião, mas fazer alguma coisa para corrigir o problema. 

Leia mais

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos