Topo

Giro UOL traz os destaques da noite desta sexta, 22/01, para você; ouça

Andre Medeiros

Do UOL, em São Paulo

22/01/2016 19h44

Desistiu de ser líder

A pedido do vice-presidente Michel Temer, o deputado Leonardo Quintão desistiu de concorrer à Presidência do PMDB e vai apoiar agora Leonardo Picciani, líder do partido na Câmara.

Com a desistência de Quintão, o único concorrente de Picciani passa a ser o deputado Hugo Motta, que se candidatou à posição com o apoio do presidente da Câmara, Eduardo Cunha.

Leia mais

 

Crise política    

A presidente Dilma Rousseff criticou hoje os vazamentos de trechos de delações premiadas e disse que a Lava Jato possui “pontos fora da curva”. Apesar disso, ela defendeu a operação sobre o esquema de corrupção na Petrobras e afirmou que o Brasil precisa da investigação.

Dilma também aproveitou para negar interferência no Banco Central e esclareceu que o governo não exerce nenhuma pressão para que os juros sejam fixados de acordo com interesse do Palácio do Planalto.

Leia mais

 

Depoimento de Lula

Lula negou à Polícia Federal que tenha recebido lobistas enquanto presidente da República. A afirmação foi feita no depoimento prestado por ele no inquérito da Operação Zelotes, que investiga suposta compra de medidas provisórias durante o governo do petista.

Lula pediu à Justiça Federal de Brasília que seja dispensado de prestar novo depoimento como defesa de um dos réus da operação. Pela lei, se a defesa do réu insistir na convocação do depoimento, ele terá de comparecer à audiência marcada para segunda-feira.

Leia mais

 

Dólar cai, Bolsa sobe

 
Depois de ter atingido ontem o maior valor desde a criação do Plano Real, em 1994, o dólar voltou a cair, com baixa de 1,32%, cotada a R$ 4,111.
 
Já a Bolsa teve o segundo dia seguido de alta e fechou com valorização de 0,83%, com 38.031,22 pontos. Apesar da alta no dia, a Bovespa encerra a semana com desvalorização de 1,39%. 
 
 
 

Contra aumento da tarifa

O porta-voz do Movimento Passe Livre, Vitor dos Santos Quintiliano, disse que o grupo trava a circulação em São Paulo durante as manifestações para provocar os empresários e “as estruturas do capitalismo”.

Só este ano, o MPL já fez cinco atos em São Paulo. Eles protestam contra o aumento da tarifa de ônibus, trem e metrô.

Leia mais

 

Última chance

Atenção, estudantes! As inscrições para o ProUni terminam às 23h59 de hoje. O Ministério da Educação informou que até a noite de quinta-feira, 1,3 milhão de estudantes tinham aderido ao programa.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site do ProUni. Para tentar uma das 200 mil vagas disponíveis, o candidato precisa ter feito no mínimo 450 pontos na média do Enem 2015 e não ter tirado nota zero na redação.

Leia mais

 

Dupla dinâmica

Com nove gols marcados, Neymar e Suárez são os atacantes com o maior número de gols em jogadas de “tabela” no futebol europeu. O uruguaio marcou cinco vezes em assistências de Neymar, enquanto o brasileiro balançou as redes quatro vezes com passes de Suárez.

A marca mais próxima da dupla do Barcelona é de Ozil e Giroud, do Arsenal, com sete gols feitos com assistências trocadas entre eles.

Leia mais

 

Derrubaram o patrão

Uma forte gripe fez com que Silvio Santos cancelasse todas as gravações desta semana no SBT. As informações são do colunista do UOL Ricardo Feltrin.

Caso se recupere rápido, ele deve voltar aos estúdios na semana que vem. Mesmo assim, Silvio já prepara uma saída da emissora para os próximos dias. Ele vai viajar de férias para os Estados Unidos e só volta no começo de abril.

Leia mais

 

Polêmica no Oscar

A atriz britânica Charlotte Rampling, indicada ao prêmio de Melhor Atriz pelo filme 45 anos, disse que o “boicote ao Oscar é racismo contra os brancos”.

Charlotte se referiu à campanha de que não existe diversidade de raças entre os concorrentes às estatuetas. O diretor Spike Lee e o ator Will Smith são alguns dos que afirmaram que não participarão da cerimônia.

Leia mais