Topo

Giro UOL traz os destaques da manhã desta terça, 26/01, para você; ouça

Thomaz Molina

Do UOL, em São Paulo

26/01/2016 07h44

Zelotes 

A ex-ministra Erenice Guerra admitiu à Polícia Federal ter firmado parceria com o então conselheiro do Carf José Ricardo da Silva para resolver uma grande ‘uma dívida tributária’ da chinesa Huawei.

Questionada se a parceria era ética, Erenice afirmou que José Ricardo não via impedimento em advogar contra a instituição para a qual trabalhava. A ex-ministra contou ter levado o lobista Alexandre Paes dos Santos para um encontro com Fernando Bertin, do grupo Bertin. Alvos da Zelotes, José Ricardo e Alexandre Paes dos Santos estão presos.

Leia mais

 

Crise política 

O governo Dilma Rousseff discute internamente medidas para combater o que considera ‘vazamentos seletivos’ contra a presidente e alguns ministros.

Uma das ideias é pedir a abertura de investigações e processos contra autoridades responsáveis pela guarda do sigilo de documentos que acabam chegando à imprensa. Até agora, o governo pediu apenas providências em relação a vazamentos da Polícia Federal.

Leia mais

 

País sofre com dengue e zika 

Em mais uma declaração polêmica, Marcelo Castro, ministro da Saúde, diz que o Brasil está ‘perdendo feio’ no combate ao mosquito Aedes aegypti.

A fala gerou insatisfação no Planalto, que tem buscado reforçar as ações no combate ao mosquito – além da dengue, o país viu crescer nos últimos meses o número de Estados com circulação confirmada do vírus zika.

Leia mais

 

Cassado, mas fica no poder 

Por cinco votos a um, o Tribunal Eleitoral do Amazonas cassou o mandato do governador do Estado, José Melo (Pros), sob acusação de compra de votos com dinheiro público, na campanha de reeleição, em 2014.

A decisão tem efeito suspensivo e mantém Melo no cargo até o julgamento de recurso pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Leia mais

 

Fies e Sisu 

O Ministério da Educação abre hoje as inscrições para o Fies, o Fundo de Financiamento Estudantil. Os interessados devem se cadastrar na página do Fies na internet. O prazo termina às 23h59 do dia 29 de janeiro.

E hoje também é o último dia para que os aprovados na chamada do Sisu, o Sistema de Seleção Unificada, façam as matrículas nas instituições.

Leia mais

 

Ranking da violência 

Brasil piora em ranking e passa a ter 21 das 50 cidades mais violentas do mundo, de acordo com lista divulgada por uma ONG mexicana.

Esse ranking aponta Caracas, capital da Venezuela, como a cidade mais violenta do mundo. Fortaleza, que ficou na 12ª colocação geral, foi a líder no Brasil. Aliás, a região Nordeste aparece com um quarto dos municípios mais violentos do planeta.

Leia mais

 

Primeira Liga 

Os organizadores da Primeira Liga confirmaram a rodada inicial da competição mesmo depois de a CBF impedir a realização do torneio em 2016.

Apesar disso, a Liga evita cravar a realização do resto do campeonato e ainda negocia como vai dar sequência aos jogos.

Leia mais

 

Campus Party 

Com ingressos esgotados, a nona edição da Campus Party começa hoje, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

A organização do evento diz esperar cerca de 120 mil visitantes e 8 mil ‘campuseiros’, como ficaram conhecidos os participantes que levam barracas e gadgets e moram durante alguns dias no encontro tecnológico. O evento vai até o domingo.

Leia mais