Giro UOL traz os destaques da manhã desta segunda, 01/02, para você; ouça

Thomaz Molina

Do UOL, em São Paulo

 

Volta do recesso 

Deputados federais e senadores retornam amanhã ao trabalho e devem enfrentar temas polêmicos, como o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Além disso, vão ser analisados os processos que envolvem o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, e o senador Delcídio do Amaral, preso na operação Lava Jato.

Leia mais

 

Novo inquérito contra Cunha 

Investigadores da operação Lava Jato avaliam pedir a abertura de um novo inquérito ao STF contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha.

O processo ocorreria a partir de delações de empresários da Carioca Engenharia que apontaram o pagamento de propina ao congressista em contas secretas no exterior.

Leia mais

 

Reforma do Estado? 

Valdir Simão, o novo ministro do Planejamento, afirma que o governo quer acabar com o 'piloto automático' dos programas federais, inclusive os da área social. Para ele, é necessário descontinuar os que não têm mais sentido e reforçar os mais eficazes.

Por isso, Valdir Simão revelou que vai fazer uma reavaliação de vários desses programas, como o Farmácia Popular, as Unidades de Pronto Atendimento e a construção de creches Pró-Infância. A medida faz parte da reforma do Estado que o ministro elabora, com quatro pilares: desburocratização, reorganização administrativa, fortalecimento da gestão e do controle e gerenciamento da qualidade do gasto público.

Leia mais

 

Promessa de lobby 

No trabalho de lobby para vender 36 caças modelo Gripen da empresa sueca Saab ao governo federal, Mauro Marcondes Machado, um dos presos pela operação Zelotes, usou como argumento a promessa de que os suecos investiriam, em contrapartida, US$ 200 milhões em São Bernardo do Campo, na grande São Paulo, berço político do ex-presidente Lula.

De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, a promessa consta da minuta da carta, datada de agosto de 2012, apreendida pela Polícia Federal em poder de Marcondes e que tinha Lula como suposto destinatário. Em depoimento, o ex-presidente negou ter recebido a comunicação.

Leia mais

 

Caso Amarildo 

A Justiça do Rio de Janeiro condenou oito policiais militares pela tortura, morte e ocultação de cadáver do ajudante de pedreiro Amarildo de Souza. A informação foi divulgada neste domingo pelo programa Fantástico, da TV Globo.

Amarildo desapareceu em 14 de julho de 2013, após ser levado por PMs para a sede da UPP localizada no Alto da Rocinha. Os policiais suspeitavam que o ajudante de pedreiro sabia onde os traficantes locais escondiam armas e drogas.

Leia mais

 

Prouni 

Os candidatos selecionados na primeira chamada do Prouni 2016 do primeiro semestre têm até hoje para comparecer às instituições de ensino, levando os documentos que comprovem as informações prestadas na ficha de inscrição.

Os selecionados devem verificar nas instituições os horários e o local ao qual devem comparecer. A lista completa dos documentos está na página do Prouni na internet.

Leia mais

 

Eleições nos EUA 

Os candidatos à presidência dos Estados Unidos começam a ser definidos hoje. A primeira prévia acontece em Iowa, onde vão ser eleitos os delegados democratas e republicanos que vão representar o Estado na convenção final de cada partido, em julho.

As eleições presidenciais norte-americanas estão marcadas para o dia 8 de novembro.

Leia mais

 

Neymar nega ter sonegado impostos

O jogador Neymar negou ter sonegado impostos em transações envolvendo as empresas do atleta. Em entrevista ao Fantástico, da TV Globo, o atacante o e pai, Neymar Santos, contestaram o Ministério Público, que denunciou o jogador do Barcelona por falsidade ideológica e sonegação.

Neymar e pai foram condenados a pagar, juntos, R$ 460 mil à Receita Federal, referentes a dívidas de Imposto de Renda de 2007 e 2008. A decisão é de primeira instância e os advogados dos Silva Santos informam que irão recorrer.

Leia mais

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos