UOL TAB #59: Ele faz arte com neons e conta como é seu processo criativo

Juliana Carpanez

Do UOL TAB

  • Arquivo Pessoal

    Artista plástico Kleber Matheus usa neons como matéria-prima de seu trabalho

    Artista plástico Kleber Matheus usa neons como matéria-prima de seu trabalho

Kleber Matheus, 35, é o criador dos neons que ilustram o TAB sobre criatividade – foi uma forma diferente que encontramos de ilustrar a tradicional ideia da lâmpada se acendendo. Na entrevista a seguir, o artista que se divide entre São Paulo e Paris conta como é seu processo criativo.  

TAB - Quando você sabe que é hora de colocar uma ideia em prática? 

Kleber Matheus - A maioria das minhas inspirações vem daquilo que me atrai visualmente. Adoro arte moderna, fotografia, arquitetura, urbanismo, botânica, paisagismo, família, amigos e viajar. Procuro sempre prestar atenção quando gosto de alguma coisa e acabo usando fragmentos de varias memórias visuais para compor meu trabalho.

TAB - O processo criativo fica evidente em seu trabalho? Como?

Matheus - Trabalho essencialmente com vontades pessoais. Busco realizar ideias que estão no meu imaginário e que traduzam interesses estéticos e sensações do cotidiano. Classifico os assuntos que me interessam e pesquiso um pouco sobre eles, depois misturo tudo para compor algo que traduza essa vontade. Acho que o processo fica evidente com o resultado do trabalho: luz, forma e cor são essenciais e procuro desenvolver ao máximo esses aspectos nas obras. 
UOL
Trabalhos com neon ilustram o TAB sobre criatividade

TAB - Sua matéria-prima é a lâmpada. Ela cria limitações para o resultado final ou traz ainda mais possibilidades?

Matheus - O neon é usado principalmente em fachadas e luminosos desde dos anos 20. Utilizo muito esse material por conta de seu resultado estético, pela possibilidade de dar forma à luz e pela energia que ele que propaga. Acho que ainda restam muitas possibilidades e sempre me surpreendo com novos resultados. Adoro, por exemplo, o uso do neon associado a plantas: acho esse contraste do vegetal e do industrial superinusitado, criando um efeito de luz e sombras interessante com a silhueta das folhas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos