Giro UOL traz os destaques da manhã desta quinta, 18/02, para você; ouça

Aline Rocha

Do UOL, em São Paulo

Desorganização escolar

O governo de São Paulo surpreendeu alunos da rede pública ao fechar turmas, mudar o período dos alunos ou transferi-los de escola sem consulta prévia, de acordo com o jornal Folha de S.Paulo.

A proposta de reorganização escolar feita pelo governo no ano passado fracassou depois dos alunos protestarem e ocuparem 200 colégios. Com isso, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) voltou atrás e adiou as mudanças. Só que neste ano, integrantes da Apeoesp, o sindicato dos professores, têm dito que a Secretaria de Educação fechou 1.043 turmas e está promovendo uma "reorganização branda". O governo nega. 

Leia mais

 

Ex-presidente nega acusações

A jornalista Mirian Dutra, que teve um relacionamento extraconjugal com Fernando Henrique Cardoso nos anos 1980 e 1990, disse que o ex-presidente usou a empresa dele, Brasif S.A Exportação e Importação, para enviar US$ 3.000 mensais para ela e o filho, Tomás Dutra, no exterior.

Miriam diz que a transferência era feita por meio da assinatura de um contrato fictício de trabalho, feito em 2002 e com validade até 2006.

Leia mais

 

Nota de crédito rebaixada

A decisão da agência de avaliação de risco Standard & Poor's de rebaixar a nota de crédito do Brasil, anunciada ontem, arrastou também a classificação da Petrobras e de mais 35 empresas e bancos do país. 

A nota da Petrobras, por exemplo, caiu dois degraus e foi de "BB" para "B+". Isso significa que a estatal precisa subir quatro posições para recuperar o selo de bom pagador. Ainda segundo a S&P, o Brasil está dois degraus abaixo do grau de investimento. 

Leia mais

 

Mudanças na aposentadoria

Na próxima semana, em reunião do diretório nacional, o PT pode aprovar uma resolução orientando a bancada do partido a votar contra a reforma da Previdência. As informações são da colunista Mônica Bergamo.

A presidente Dilma disse que vai apresentar uma proposta de mudanças no sistema de aposentadorias em 60 dias. Para integrantes do PT, Dilma fala somente com o mercado e, se ela propusesse também a taxação da distribuição de lucros e dividendos, seria mais fácil apoiá-la.

Leia mais

 

Longe dos holofotes

Além da zika, outra doença que também pode trazer complicações em bebês está avançando no país. Em sete anos, a quantidade de casos de sífilis congênita, transmitida de mãe para filho, quase triplicou.

Os dados são do departamento de DST/Aids do Ministério da Saúde, que prevê 41.752 casos de gestantes com sífilis neste ano e 22.518 em bebês caso a tendência continue. A doença pode causar má-formação, surdez e deficiência mental nos bebês.

Leia mais

 

Avanços no combate à zika

Resultados de testes em ratos de uma rede farmacêutica dos EUA geraram esperança para a criação de uma vacina contra o vírus da zika. Uma dose experimental foi usada nos animais e teve reação eficaz, de acordo com os pesquisadores.

Os testes ainda estão na primeira fase e precisam passar por mais duas etapas, inclusive com doses aplicadas em humanos. A Organização Mundial da Saúde informou que 15 empresas e grupos acadêmicos estão comprometidos com a criação de vacinas contra a zika.

Leia mais

 

Libertadores começa com contrastes

O futebol brasileiro viveu uma noite de contrastes na Libertadores da América. Corinthians e Atlético-MG venceram fora de casa e começaram a competição liderando os grupos. O time paulista passou pelo Cobresal por 1 a 0, no Chile. Já os mineiros venceram o Melgar, do Peru, por 2 a 1.

O São Paulo perdeu para o The Strongest, da Bolívia, por 1 a 0, e foi cobrado pela torcida na saída do estádio. E o Grêmio, mesmo com um jogador a mais, também foi derrotado por 2 a 0 pelo Toluca, no México.

Leia mais

 

Lá vem os Stones

Os Rolling Stones já estão no Brasil. Os integrantes da banda inglesa chegaram ontem à noite ao Rio de Janeiro. Barreiras de segurança foram montadas ao redor do hotel para receber os músicos, mas poucas pessoas esperavam por eles e não houve nenhum tumulto.

O show na capital carioca está marcado para sábado, no estádio do Maracanã. Os Stones também vão tocar em São Paulo no dia 24 e no dia 27, no Morumbi.

Leia mais

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos