Giro UOL traz os destaques da manhã desta segunda, 29/02, para você; ouça

Thomaz Molina

Do UOL, em São Paulo

Cardozo vai deixar Justiça 

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, deve deixar o comando da pasta no início desta semana. A informação é da jornalista Monica Bergamo, do jornal Folha de S.Paulo. Interlocutores do governo afirmam que ele já tomou a decisão.

De acordo com fontes, Cardozo e Dilma já teriam conversado sobre a vontade do ministro, que já ameaçou pedir demissão outras vezes. Não está descartada a possibilidade de Cardozo ser aproveitado em outro cargo.

Leia mais


Prévias do PSDB 

Depois de sete horas de apuração, o PSDB anunciou segundo turno entre o empresário João Doria e o vereador Andrea Matarazzo nas prévias para indicar o nome do partido para a disputa da Prefeitura de São Paulo.

A votação para definir o candidato tucano à maior prefeitura do país está marcada para o dia 20 de março.

Leia mais


Rejeição a Lula cresce 

A 32 meses da eleição de 2018, o ex-presidente Lula é rejeitado por 49% dos eleitores, de acordo com pesquisa Datafolha. Ainda assim, a crescente rejeição de Lula não reflete positivamente para a oposição. Em um dos cenários pesquisados, o tucano Aécio Neves lidera com 24% das intenções de voto. Lula, com 20%, e Marina Silva, com 19%, seguem logo atrás. Se o candidato do PSDB for Geraldo Alckmin, Marina aparece na dianteira, com 23%, seguida por Lula, com 20%. O governador paulista fica em terceiro, com 12%.

De dezembro para cá, os únicos a avançar no limite da margem de erro foram o ainda nanico Jair Bolsonaro, do PP, que chegou a 7%, e a vontade de não votar em ninguém. A opção do voto nulo ou branco chega a 19%.

Leia mais


STF decide sobre Cunha 

Supremo Tribunal Federal vai decidir nesta quarta-feira se aceita a denúncia contra o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, investigado na Lava Jato.

O deputado do PMDB é suspeito de ter recebido propina em um contrato de navios-sonda da Petrobras.

Leia mais


Prouni 

Termina hoje o prazo para que os alunos não convocados nas duas chamadas do Programa Universidade para Todos 2016 manifestem interesse em entrar na lista de espera.

Os interessados devem se inscrever no site do Prouni. O Ministério da Educação vai disponibilizar a lista de espera para as instituições de ensino superior no dia 3 de março.

Leia mais


Brasileiros desaprovam aborto 

A maioria da população brasileira considera que as mulheres infectadas pelo vírus da zika não deveriam ter direito de abortar, mesmo que houvesse a confirmação de microcefalia no bebê.

Segundo pesquisa Datafolha, 58% avaliam que as grávidas que tiveram zika não podem ter a opção de interromper a gravidez, contra 32% que defendem esse direito.

Leia mais

 

Paulistão dos pequenos? 

A rodada deste domingo não foi nada boa para os times grandes no Paulistão. O Palmeiras perdeu para a Ferroviária por 2 a 1 com um gol no fim do jogo.

Já o Santos foi superado por 2 a 0 pelo Red Bull Brasil. Esta foi a primeira derrota do time do litoral no campeonato. Mesmo com os resultados negativos, Santos e Palmeiras ainda continuam na zona de classificação para a próxima fase.

Leia mais

 

Oscar 2016 

Depois de cinco indicações Leonardo DiCaprio vence o Oscar de melhor ator, pelo papel no filme O Regresso. O prêmio de melhor filme ficou com Spotlight: segredos revelados. O filme narra com detalhes uma investigação jornalística do jornal Boston Globe, que revelou os abusos sexuais a menores por padres da Igreja Católica.

Mad Max: Estrada da Fúria foi o grande vencedor do Oscar 2016, com seis estatuetas, incluindo montagem, figurino, maquiagem e cabelo e design de produção.

Leia mais

 

O que a gente quer é oportunidade, diz Chris Rock 

Em meio a uma campanha pela diversidade no Oscar, o apresentador e comediante Chris Rock fez um monólogo de abertura em que atacou e ironizou, ao mesmo tempo, a falta de indicações de atores negros nas principais categorias desta edição.

Ele defendeu, especialmente, oportunidades semelhantes para atores negros e brancos. 'O Leo DiCaprio tem um bom papel todo ano. E o Jamie Foxx?', disse.

Leia mais
 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos