Giro UOL traz os destaques da manhã desta terça, 01/03, para você; ouça

Thomaz Molina

Do UOL, em São Paulo

Imposto de Renda

O prazo de entrega das declarações do Imposto de Renda começa hoje.

Os contribuintes têm até 29 de abril para entregar o documento ao fisco. A multa para quem entrega a declaração fora do prazo é de 1% ao mês.

Leia mais

 

Odebrecht libera delação premiada         

O empreiteiro Marcelo Odebrecht autorizou diretores e ex-executivos da empresa a fazerem delação premiada na operação Lava Jato.

Mas, de acordo com a colunista Monica Bergamo, da Folha de S.Paulo, Marcelo Odebrecht resistiria a ser ele mesmo um delator.

Leia mais

 

Mais um inquérito contra Cunha 

Rodrigo Janot, procurador-geral da República, pediu ao STF a abertura de um terceiro inquérito para investigar Eduardo Cunha, presidente da Câmara, por suspeita de envolvimento no esquema de corrupção da Petrobras.

A nova linha de investigação traçada planeja apurar se são verdadeiras as acusações em delação premiada de que Cunha teria recebido propina em contas no exterior. O dinheiro estaria ligado à liberação de verbas do fundo de investimentos do FGTS para o projeto do Porto Maravilha, no Rio.

Leia mais

 

Lula alvo do MP       

Os promotores de Justiça Cassio Conserino e Fernando Henrique de Moraes Araújo, do Ministério Público de São Paulo, dizem que não pretendem obrigar o ex-presidente Lula e a mulher Marisa Letícia para prestarem depoimento sobre o tríplex no Guarujá (SP).

De acordo com os promotores, houve um equívoco na intimação de Lula. Eles suspeitam de crime de lavagem de dinheiro por meio de ocultação de patrimônio e que o ex-presidente é o verdadeiro dono do imóvel no Guarujá, o que é negado pela defesa de Lula.

Leia mais

 

Crise no governo 

A saída de José Eduardo Cardozo do Ministério da Justiça foi condição imposta pelo PT à presidente Dilma para atenuar a crise entre o governo e o partido.

De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, Dilma aceitou a saída de Cardozo, depois de negar por quase dois anos, por entender que o preço da permanência dele no cargo poderia ser alto demais. Ainda assim, um cenário de ruptura entre a presidente e o partido não é descartado no Planalto.

Leia mais

 

Contradiz depoimento de Youssef 

O deputado federal José Mentor (PT-SP) admitiu, em depoimento prestado ao STF, que recebeu R$ 38 mil das mãos do doleiro Alberto Youssef como pagamento de uma dívida contraída pelo então colega no Congresso André Vargas (ex-PT-PR). Essa versão contradiz o depoimento de Youssef prestado em acordo de delação premiada fechado com a operação Lava Jato.

Mentor disse que, na ocasião, não reconheceu o doleiro, que, depois, foi condenado na Lava Jato. O dinheiro emprestado a Vargas, de acordo com o deputado, saiu de uma 'caixinha' que disse manter no gabinete, formada por recursos dele e de alguns assessores, para 'custear despesas da ação parlamentar que não tem ressarcimento permitido pelas normas da verba indenizatória da Câmara'.

Leia mais

 

Superterça nos EUA 

A corrida presidencial americana chega hoje a um momento decisivo. A chamada Superterça vai ter prévias em 12 Estados e um território.

A rodada de votações pode colocar Hillary Clinton bem perto da candidatura pelo Partido Democrata. Já entre os republicanos, Donald Trump pode sair com a indicação praticamente garantida.

Leia mais

 

São Paulo em busca da recuperação 

Com novas mudanças no time titular, o São Paulo recebe hoje o Mogi Mirim, no Pacaembu, pelo Campeonato Paulista.

Você pode acompanhar o jogo ao vivo a partir das 20h30 pelo aplicativo Placar UOL ou pelo site uol.com.br.

Leia mais

 

Povo gosta é de ação 

Uma pesquisa do Ibope mostrou que ação é o gênero de filme que os brasileiros mais assistem no cinema. De acordo com os dados, 68% dos entrevistados escolhem com frequência ação ou aventura para ver nas telonas.

Foram entrevistadas cerca de 20 mil pessoas entre agosto de 2014 e setembro de 2015. Filmes de comédia são o segundo gênero mais apreciado pelos brasileiros.

Leia mais

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos