Giro UOL traz os destaques da noite desta terça, 01/03, para você; ouça

Andre Medeiros

Do UOL, em São Paulo

Doação sob suspeita

Em acordo para delação premiada, a Andrade Gutierrez, segunda maior empreiteira do país, afirmou ter pago despesas com fornecedores da campanha da presidente Dilma Rousseff em 2010. O pagamento, ilícito, teria sido feito por um contrato fictício de prestação de serviço.

Esta é a primeira citação direta de irregularidade investigada pela Lava Jato que envolve uma campanha da presidente Dilma. José de Filippi Júnior, tesoureiro do PT na campanha de 2010, negou as irregularidades apontadas pela Andrade Gutierrez.

Leia mais

 

Nada muda na Lava Jato

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirma que a saída de José Eduardo Cardozo do Ministério da Justiça não muda a investigação da operação Lava Jato.

Ele lembrou que a Polícia Federal é subordinada ao Ministério da Justiça, mas o Ministério Público, que também conduz as investigações da Lava Jato, não tem subordinação à pasta.

Leia mais

 

Número 1 de Alckmin investigado
      
O Ministério Público de São Paulo investiga suspeita de "enriquecimento indevido" do secretário da Casa Civil, Edson Aparecido dos Santos, número 1 do governador Geraldo Alckmin (PSDB).

O inquérito foi instaurado na segunda-feira (29), depois que o UOL revelou que o secretário comprou um apartamento de luxo, por um valor inferior ao de mercado, de uma construtora que tem contratos com o governo estadual. Aparecido negou irregularidades na compra do imóvel.

Leia mais

 

Vice do Facebook preso

A Polícia Federal cumpriu ordem de um juiz de Sergipe e prendeu o representante do Facebook na América Latina, vice-presidente da empresa no Brasil, o argentino Diego Dzodan.

O Facebook teria descumprido reiteradamente ordens judiciais para quebrar o sigilo do WhatsApp de investigados em inquéritos que tramitam em segredo de Justiça. A apuração policial  seria sobre o transporte ilegal de cargas, crime organizado e tráfico de drogas.

Leia mais

 

Acerto com o fisco

Chegou a hora mais uma vez de acertar as contas com o Leão. O prazo de entrega das declarações do Imposto de Renda de 2016 começa hoje e vai até 29 de abril.

A Receita Federal espera receber 28,5 milhões de declarações neste ano. A multa para quem entregar fora do prazo é de 1% ao mês e varia de R$ 165,74 até o máximo de 20% do imposto devido.

Leia mais

 

Balança comercial

As exportações brasileiras apresentaram em fevereiro de 2016 o primeiro aumento na comparação anual desde agosto de 2014. A média diária de exportações subiu 4,6% em relação a fevereiro de 2015. Já as importações caíram 35% na mesma comparação.

O aumento das exportações e a queda na compra de produtos importados garantiu um saldo positivo de US$ 3 bilhões na balança comercial em fevereiro, valor recorde para este mês na série histórica, que começou em 1989.

Leia mais

 

Demissão na Educação

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas, José Francisco Soares, pediu demissão ao ministro Aloizio Mercadante, da Educação.

Chico Soares, como é conhecido, assumiu a pasta em fevereiro de 2014. Ainda não foi anunciado o substituto. O Inep é o responsável, entre outras demandas, pela aplicação do Enem.

Leia mais

 

Disputa eleitoral nos EUA

O democrata Bernie Sanders, senador por Vermont, seria aclamado o novo presidente dos EUA se as eleições fossem hoje. É o que aponta uma pesquisa realizada com 910 eleitores registrados. No país o voto não é obrigatório.

Sanders venceria qualquer um dos três pré-candidatos republicanos: Donald Trump, Ted Cruz e Marco Rubio. Mas o democrata está atrás da concorrente pelo partido, Hillary Clinton, líder das prévias até o momento. Os vencedores das prévias dos partidos democrata e republicano se enfrentam nas eleições de novembro.

Leia mais

 

Masterchef

A Band confirmou hoje a estreia da terceira temporada do reality MasterChef Brasil para o dia 15 de março. A nova temporada vai ser mais longa, com 25 episódios e exibições às terças, a partir das 22h30.

Leia mais

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos