Giro UOL traz os destaques da noite desta quarta, 02/03, para você; ouça

Andre Medeiros

Do UOL, em São Paulo

Cunha pode virar réu

A maioria dos ministros do STF votou pela abertura de processo criminal no Supremo contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PDMB-RJ), pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. O resultado ainda não é oficial porque os ministros ainda podem mudar os votos na quinta, quando o julgamento será retomado.

Caso o STF aceite a denúncia, Cunha vai ser o primeiro dos 38 parlamentares investigados no esquema de corrupção da Petrobras a passar à condição de réu. A defesa do deputado nega o recebimento de propina e afirma que os delatores foram pressionados a citar o presidente da Câmara nos depoimentos.

Leia mais

 

Selic permanece em 14,25% ao ano

Pela quinta reunião consecutiva, o Comitê de Política Monetária do Banco Central, o Copom, decidiu manter a taxa básica de juros (Selic) em 14,25% ao ano. Os juros permanecem nesse nível desde julho do ano passado.

Especialistas acreditam que a taxa básica deve fechar o ano nesse mesmo patamar e deve cair para 12,5% a partir do ano que vem. A Selic funciona como uma referência para o mercado e influencia todos os juros do país.Leia mais

Leia mais

 

Delação pode complicar Lula

O empresário Léo Pinheiro, ex-presidente e sócio da empreiteira OAS condenado a 16 anos de prisão na operação Lava Jato, decidiu fazer um acordo de delação premiada.

Investigadores indicam que Pinheiro, um dos empreiteiros mais próximos de Lula, deve relatar casos envolvendo o ex-presidente. como as reformas do apartamento tríplex no Guarujá (SP) e do sítio de Atibaia (SP). Também devem ser citados pagamentos de suborno que teriam sido feitos pela Odebrecht e para parlamentares que defendiam interesses da OAS.

Leia mais

 

Maluf condenado

A Justiça francesa condenou o deputado federal Paulo Maluf (PP-SP), ex-prefeito de São Paulo, a mulher Sylvia Maluf, e o filho Flávio Maluf, a três anos de prisão por lavagem de dinheiro em grupo organizado.

O crime foi cometido entre 1996 e 2005 e teve como origem o dinheiro desviado dos cofres públicos brasileiros. Ainda cabe recurso da decisão à Corte de Apelação francesa. As informações são da Procuradoria-Geral da República.

Leia mais

 

Vice do Facebook é solto

O executivo Diego Dzodan, vice-presidente do Facebook na América Latina, obteve habeas corpus e deixou a prisão na manhã de hoje. Ele estava preso em São Paulo desde ontem, por decisão de um juiz de Lagarto (SE), depois de a empresa não divulgar informações sobre conversas no WhatsApp para investigações da Polícia Federal.

Em nota, o Facebook chamou a prisão de "desproporcional". Já o WhatsApp se declarou "desapontado" com a medida, classificada como "extrema".

Leia mais

 

Bolsa sobe, dólar cai

A Bolsa registrou alta de 1,75%e chegou a 44.893 pontos. Este é o maior nível de fechamento desde 17 de dezembro.

No mercado de câmbio, o dólar voltou a cair e registrou desvalorização de 1,35%, cotado a R$ 3,888. É o menor valor desde 29 de dezembro, quando a moeda valia R$ 3,877.

Leia mais

 

Recuo do governo

O governo federal decidiu baixar de 25% para 6% a alíquota do Imposto de Renda que incide sobre remessas em dinheiro de pessoas físicas ao exterior.

A cobrança, isenta até o fim do ano passado, elevou o custo de empresas que prestam serviços fora do país, em especial as agências de turismo e centrais de intercâmbio.

Leia mais

 

Novas sanções à Coreia do Norte

A ONU aprovou hoje as sanções mais duras à Coreia do Norte dos últimos 20 anos. A decisão é uma resposta ao novo teste nuclear realizado pelo regime de Pyongyang.

As medidas incluem inspeções obrigatórias em todas as cargas que entram e saem da Coreia do Norte e a proibição de exportações de minerais que financiam os programas militares. No setor financeiro, países vão ser obrigados a congelar bens de empresas que tiverem relação com o programa nuclear coreano.

Leia mais

 

Os clubes com mais sócios-torcedores

O Bayer de Munique, da Alemanha é o clube com o maior número de sócios-torcedores do mundo, com 258 mil pessoas. É o que aponta o levantamento feito pela consultoria FS Consulting. Em seguida, aparecem Arsenal (225 mil), Benfica (157 mil) e Barcelona (150 mil).

O time brasileiro mais bem colocado no ranking é o Corinthians, que ocupa a quinta posição, com 132.481 sócios-torcedores. Já o Palmeiras é o sétimo (126.903), seguido pelo Internacional de Porto Alegre (112.756).

Leia mais

 

Suspensão no futebol europeu

A Uefa suspendeu o Galatasaray de todas as competições europeias por um ano. A entidade informou que o atual campeão turco violou regras financeiras.

Assim, caso se classifique para algum torneio continental em uma das duas próximas temporadas, o clube estará proibido de participar.

Leia mais

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos