Giro UOL traz os destaques da manhã desta segunda, 07/03, para você; ouça

Thomaz Molina

Do UOL, em São Paulo

Lula investigado 

O ex-presidente Lula pode ser alvo de ação civil de improbidade administrativa na operação Lava Jato, que tem como uma das punições a proibição de disputar eleições.

Lula pode ser acusado nesse tipo de processo caso fique comprovado que empreiteiras envolvidas no esquema de corrupção na Petrobras pagaram custos de obras do sítio frequentado por ele em Atibaia (SP) no final de 2010, quando ainda era presidente, para beneficiar o petista ilegalmente.

Leia mais

 

MPF pede provas de palestras de Lula 

O Ministério Público Federal cobrou de empresas de diversos ramos que apresentem provas de que o ex-presidente Lula ministrou realmente as palestras pelas quais foi pago.

A força-tarefa da operação investiga o motivo dos repasses de R$ 30 milhões ligados ao ex-presidente, feitos por grandes construtoras investigadas na Lava Jato por suspeita de desvio de recursos da Petrobras.

Leia mais

 

STF avalia que Moro 'avançou o sinal' 

A decisão do juiz Sergio Moro de que Lula fosse conduzido coercitivamente para prestar depoimento está sendo mal digerida no Supremo Tribunal Federal.

Além do ministro Marco Aurélio Mello, que já criticou publicamente o magistrado, outros ministros da corte acham que ele avançou o sinal.

Leia mais

 

Sem teto prometem radicalizar contra Dilma 

Movimento dos Trabalhadores Sem Teto divulga hoje um manifesto anunciando protestos, bloqueios de vias, novos acampamentos e ações em prédios públicos contra o governo Dilma.

Para o MTST, a presidente tem encampado as reivindicações da elite, que não há mais expectativas de que ela faça uma guinada à esquerda e que, por isso, 'as pautas da direita serão enfrentadas nas ruas, sem tréguas e com radicalidade'.

Leia mais

 

Corrupção na Petrobras

A Procuradoria-Geral da República investiga se o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), utilizou contas no exterior para repassar propina a aliados.

A suspeita é que o deputado tenha intermediado a distribuição de recursos desviados do esquema de corrupção da Petrobras. Cunha deve receber hoje a notificação sobre a decisão do Conselho de Ética de dar prosseguimento ao processo disciplinar contra ele.

Leia mais

 

Alunos que trancam curso superam os que se formam         

O número de universitários que abandonam seus cursos tem superado o total que conclui a graduação no país. Isso ocorreu por dois anos consecutivos e ficou mais forte em 2014, período com os últimos dados oficiais disponíveis.

Naquele ano, as instituições de ensino superior formaram 1 milhão de pessoas, enquanto 1,2 milhão alunos trancou matrículas, provocando um 'rombo' de 20% entre o número de trancamentos e o de formaturas.

Leia mais

 

Prévias nos EUA 

Os senadores Marco Rubio e Bernie Sanders conseguiram ontem mais vitórias nas primárias dos respectivos partidos.

Rubio conseguiu a segunda vitória nas primárias republicanas dos EUA ao vencer em Porto Rico; enquanto Sanders obteve o oitavo triunfo na disputa democrata ao ganhar o caucus no estado do Maine.

Leia mais

 

Corinthians perde a primeira          

O fim da invencibilidade do Corinthians no ano foi minimizado pelo lateral-direito Fagner depois da derrota para o Santos na Vila Belmiro por 2 a 0.

O lateral ainda negou que o Corinthians tenha jogado mal o clássico por já estar pensando no jogo de quarta-feira, pela Libertadores, contra o Cerro Porteño. Por opção do técnico Tite, o time foi a campo sem seis jogadores considerados titulares.

Leia mais

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos