Giro UOL traz os destaques da noite desta terça, 08/03, para você; ouça

Rodrigo Borges

Do UOL, em São Paulo

Paulista terá só protesto anti-Dilma

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), disse que só a manifestação contra a presidente Dilma vai poder ocupar a avenida Paulista no próximo domingo, dia 13.

Alckmin diz que o ato de grupos contrários à presidente já estava marcado havia mais tempo e que, por motivos de segurança, ele decidiu vetar outro protesto, a favor de Dilma, no mesmo local.

Leia mais

 

Governo preocupado

A presidente Dilma (PT) está preocupada com os efeitos que o processo de impeachment contra ela pode ter na base governista no Congresso. Ela avaliou que se perder aliados o processo pode ser aprovado na Câmara, apesar de ela acreditar que vai ser barrado no Senado.

Nos últimos dias, partidos como PP, PTB e PRB têm discutido a possibilidade de deixar a base aliada. O PSB já anunciou a migração para a oposição.

Leia mais

 


Recuperação judicial

Envolvida nas investigações da Operação Lava Jato, a empreiteira Mendes Júnior pediu recuperação judicial. O processo foi entregue ao juiz da 1ª Vara Empresarial de Belo Horizonte, Ronaldo Claret de Moraes, que vai avaliar se autoriza ou não a solicitação da empresa.

Diretores ligados à construtora foram denunciados a partir da 7ª fase da operação, deflagrada em novembro de 2014, que investigou irregularidades em contratos de obras da Petrobras.

Leia mais

 

Mercado financeiro

A Bolsa teve um dia bastante instável e chegou até a subir mais de 1% pela manhã, mas virou e fechou em queda. O índice Ibovespa caiu 0,29%, com 49.102,14 pontos. Com isso, interrompeu uma sequência de seis altas.

No mercado de câmbio, o dólar teve queda de 1,44%, cotado a R$ 3,739. A moeda norte-americana voltou a atingir o menor valor desde 9 de dezembro.

Leia mais

 


Lava Jato

Marcelo Odebrecht, dono da empreiteira Odebrecht, é condenado a 19 anos e quatro meses de prisão por corrupção, lavagem de dinheiro e por integrar organização criminosa.

Ele foi preso em julho do ano passado durante uma das fases da operação Lava Jato. Ex-diretores da construtora estudam fazer acordos com a Justiça para evitar o cumprimento de penas mais rígidas.

Leia mais

 

Igualdade?

A diferença do salário recebido por homens e mulheres ficou em 12,1% em 2015. Em 2014, era de 13,81%.

Mas essa aproximação aconteceu porque a piora no nível de emprego afetou mais a remuneração dos homens do que a das mulheres. O salário inicial masculino caiu 2,3%, e o feminino, 0,34%.

Leia mais

 

Crédito imobiliário

A Caixa Econômica federal anunciou medidas para tentar facilitar a compra de imóvel próprio. Entre as mudanças está a do limite máximo do financiamento de imóveis usados, que volta a ser de 80% para servidores públicos e de 70% para os demais trabalhadores.

O banco também vai reabrir financiamento do segundo imóvel com as mesmas condições oferecidas para quem está comprando o primeiro.

Leia mais

 

Filha de ministro do STF

O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, escolheu a advogada Marianna Fux como nova desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado. Ela é filha do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal de Federal.

A candidatura de Marianna tinha sido questionada pelo fato de ela não ter completado dez anos de exercício profissional, requisito para assumir o cargo. Mesmo assim ela foi indicada. A data da posse da nova desembargadora ainda não está marcada.

Leia mais

 

Para alguns Estados

O bloqueio de celular roubado poderá ser feito apenas com o número da linha, dispensando o Imei, o código que identifica os aparelhos. A decisão foi anunciada pela Anatel.

O sistema já funciona na Bahia, no Ceará e no Espírito Santo e está sendo implementado em Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo.

Leia mais


 

Futebol

O Real Madrid garantiu a classificação para as quartas de final da Liga dos Campeões, ao vencer a Roma por 2 a 0 em casa, no estádio Santiago Bernabéu.

Os gols da partida foram marcados por Cristiano Ronaldo e James Rodríguez, ambos no segundo tempo.

Os confrontos da próxima fase vão ser definidos por sorteio na semana que vem.

Leia mais

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos