Giro UOL traz os destaques da noite desta quarta, 09/03, para você; ouça

Andre Medeiros

Do UOL, em São Paulo

Lula denunciado

O Ministério Público de São Paulo apresentou à Justiça uma denúncia contra o ex-presidente Lula, na qual ele é acusado de ocultação de patrimônio no caso do tríplex em Guarujá (SP). Se a denúncia for aceita, o petista passa a ser réu na ação.

Os promotores apontam que o tríplex foi reformado para a família de Lula por R$ 1 milhão pela empreiteira OAS, investigada na Lava Jato, e nunca apareceu no patrimônio do ex-presidente. A defesa do petista alega não conhecer o conteúdo da denúncia e que ela demonstra parcialidade, porque já havia sido anunciada para a revista Veja em janeiro.

Leia mais

 

Delcídio cassado?

O senador Telmário Mota (PDT-RR), relator do processo contra Delcídio do Amaral (PT-MS) no Conselho de Ética do Senado, pediu a abertura do processo de cassação do senador petista, que cumpre prisão domiciliar pela Lava Jato. Delcídio é acusado de cometer os possíveis crimes pelos quais foi preso na Lava Jato durante o mandato como senador.

Se o Conselho de Ética do Senado julgar que Delcídio agiu contra o decoro parlamentar, o processo que pode levar à cassação é aberto no colegiado. Advogados do senador defendem que os atos sob suspeita não foram praticados no exercício do mandato.

Leia mais

 

Cunha e a possível assinatura

Integrantes do Conselho de Ética da Câmara cobram investigação rigorosa sobre a suspeita de que a assinatura de um deputado tenha sido falsificada para beneficiar o presidente da Casa, Eduardo Cunha. O peemedebista é alvo do Conselho por quebra de decoro parlamentar.

Cunha se irritou hoje quando foi perguntado sobre o caso e limitou-se a dizer que não faz nenhum tipo de manobra para acabar com o processo de cassação do mandato.

Leia mais

 

Denúncia contra Moro

O juiz Sergio Moro, responsável pela condução dos processos da Lava Jato, foi acusado pelo Sindicato dos Advogados do Estado de São Paulo de tentar intimidar a defesa do ex-presidente Lula. A entidade denunciou o juiz ao Conselho Nacional de Justiça.

O pedido foi feito ao sindicato por Roberto Teixeira, um dos advogados de Lula. Ele afirma que o juiz federal tenta envolver a própria "atuação profissional" nos fatos investigados pela Lava Jato. Moro disse que não vai comentar o caso.

Leia mais

 

Bolsa e dólar em queda

A Bovespa chegou a subir 1,5% durante a manhã, mas fechou em queda de 0,89%, com 48.665,09 pontos. O resultado foi puxado pelo mau desempenho das ações da Vale de bancos.

O dólar teve o segundo dia seguido de queda. A moeda norte-americana caiu 1,12% e foi cotada em R$ 3,697, menor valor desde 20 de novembro de 2015.

Leia mais

 

Dados do IBGE

A inflação no país perdeu força e fechou fevereiro em 0,9%, contra 1,27% em janeiro. Os gastos com educação e alimentos foram os principais responsáveis pela alta de preços.

Esse foi o menor resultado mensal desde outubro do ano passado. No acumulado de 12 meses, a inflação chegou a 10,36% e, mesmo ainda elevada, já mostra sinais de desaceleração. O objetivo do governo é manter a alta dos preços em 4,5% ao ano, com tolerância de até 6,5%. No ano passado, o índice fechou em 10,67%.

Leia mais

 

Ensino técnico

A presidente Dilma Rousseff anunciou 2 milhões de novas vagas neste ano no Pronatec, programa com vagas para o ensino técnico. Existem duas modalidades de cursos: os de curta duração, de 3 a 6 meses, e os profissionalizantes, de 1 a 3 anos.

Entre 2011 e 2015, o programa teve cerca de 9 milhões de matrículas.


Leia mais

 

Lutava contra câncer

Um dos maiores percussionistas brasileiros, Naná Vasconcelos morreu na manhã de hoje aos 71 anos. O músico pernambucano estava internado desde o último dia 29 com complicações por causa de um câncer no pulmão.

Um dos últimos trabalhos de Naná foi a criação de quase toda a trilha do filme O Menino e o Mundo, animação brasileira de Alê Abreu indicada ao Oscar deste ano.

Leia mais

 

Reality da Band

A nova temporada do reality MasterChef, da Band, vai ter mais episódios e competidores. O programa estreia na próxima terça-feira, no dia 15.

A produção recebeu cerca de 25 mil inscrições. Destas, 500 chegaram à fase de testes presenciais e 21 foram selecionados para o reality.

Leia mais

 

Mata-mata da Liga

O PSG eliminou o Chelsea hoje e avançou às quartas de final da Liga dos Campeões. Jogando em Londres, a equipe francesa repetiu o placar de 2 a 1 do jogo de ida e alcançou a vaga.

Mais cedo, o Benfica venceu o Zenit por 2 a 1 e também se garantiu na próxima fase. Além de PSG e Benfica, Real Madrid e Wolfsburg já estão classificados para as quartas de final do torneio europeu.

Leia mais

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos