Giro UOL traz os destaques da manhã desta sexta, 11/03, para você; ouça

Ligia Gauri

Do UOL, em São Paulo

Madrugada e manhã complicadas

E a sexta-feira começa complicada nesta manhã em São Paulo. A chuva forte que atingiu a cidade ontem causou deslizamentos e mortes.

Vários pontos da capital paulista registraram alagamentos. Por volta das 5h30, os trechos da marginal Tietê perto das pontes do Limão, Dutra e Cebolão estavam alagados.

Nas rodovias, a situação mais crítica é na Estrada Velha de Campinas, que liga a Grande São Paulo ao interior. A via está parcialmente interditada nos dois sentidos por causa da queda de barreiras.

No aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos, por volta das 4h30, pousos e decolagens estavam interrompidos por causa da falta de luz nas pistas.

A previsão para o dia de hoje é que a chuva continue.

Leia mais

 

Crise política

A presidente Dilma Rousseff já demonstra estar conformada com a ideia de que o mandato dela não chegue até o final. A informação é da colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo.

Ministros próximos da presidente dizem que ela, na verdade, está serena. A ideia de que o governo não vai chegar a 2018 é praticamente unânime entre eles.


Leia mais

 

Lula ministro?

Dilma Rousseff convidou Lula para ser um dos ministros do governo e disse que o ex-presidente poderia escolher a pasta que quisesse. O relato foi feito pelo próprio petista a aliados. Lula ficou de responder se aceita o convite até a próxima segunda-feira.

O ex-presidente teve prisão preventiva pedida ontem pelo Ministério Público de São Paulo. O processo está sendo analisado. Caso Lula aceite se tornar ministro, ele passa a ter foro privilegiado e não pode mais ser preso.

Leia mais

 

A defesa

A defesa de Lula reiterou na noite de ontem que espera que a Justiça de São Paulo rejeite o pedido de prisão e alega que o ex-presidente jamais se colocou contra as investigações.

Cristiano Zanin Martins, um dos advogados de Lula, disse na última noite que os promotores que pediram a prisão preventiva do petista estão tentando "amordaçar um líder político" e impedir o exercício dos direitos como cidadão.

Leia mais

 

O outro lado

Os promotores que pediram a prisão preventiva de Lula alegaram que se o petista não for preso, ele pode movimentar "uma rede violenta" de apoio para evitar que o processo caminhe de forma natural.

Para os magistrados, Lula é capaz de fazer ameaças a vítimas e testemunhas sobre o caso do tríplex no Guarujá (SP), além de prejudicar e impedir o acesso às possíveis provas sobre o processo de ocultação de patrimônio e falsificação ideológica.

Leia mais

 

Perdoados no mensalão

O Supremo Tribunal Federal perdoou as penas no caso do mensalão do ex-deputado, João Paulo Cunha, e do ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares. Eles foram beneficiados pelo indulto de Natal, assinado pela presidente Dilma no fim de 2015.

O STF considerou que João Paulo e Delúbio se enquadram no perfil do indulto por terem cumprido normas estabelecidas no regime penitenciário. Outros 7 dos 24 condenados no mensalão também devem ficar livres nos próximos dias.

Leia mais

 

Libertadores

São Paulo e Atlético-MG sofreram, mas arrancaram empates na noite de ontem pela Libertadores. Os paulistas encararam o atual campeão do torneio, o River Plate, na Argentina. Saíram na frente com gol de Ganso, mas cederam o empate depois da falha do goleiro Dênis.

Já o Atlético-MG foi pressionado durante todo o jogo e ficou no 0 a 0 contra o Colo Colo. O empate manteve o time mineiro na liderança do Grupo 5 da Libertadores.

Leia mais

 

Festival de música

E chegou a hora do Lollapalooza. O festival acontece neste sábado e domingo no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Quatro palcos vão receber Eminem, Mumford&Sons, Florence + The Machine e Of Monsters and Men.

E fique atento por que não vai ser possível levar latas e garrafas, câmera fotográfica ou filmadoras profissionais e nem pau de selfie. Capa de chuva e protetor solar estão liberados, e é bom levar já que a previsão é de chuva fraca e sol.

Leia mais

 

 

 

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos