Giro UOL traz os destaques da noite desta sexta, 11/03, para você; ouça

Andre Medeiros

Do UOL, em São Paulo

Dilma descarta renúncia

"Resignação não é comigo, não". Foi essa a frase usada hoje pela presidente Dilma Rousseff para afirmar que não pretende renunciar ao cargo e que não existe base para que ela sofra um impeachment.

A presidente também fez um apelo para não haja violência nos atos contra o governo marcados para este domingo. Para ela, a manifestação é um ato democrático e deve ser respeitada.

Leia mais

 

Promotor nega "imprudência"

José Carlos Blat, um dos promotores que pediram a prisão preventiva de Lula, afirmou que o ato não foi uma "imprudência", mas sim para causar uma "mudança jurisprudencial". O ex-presidente é acusado de ocultação de patrimônio e falsidade ideológica no caso do tríplex em Guarujá (SP).

Blat também disse que o pedido está embasado no princípio da garantia da ordem pública, no sentido de evitar que Lula incite militantes contra as instituições.

Leia mais

 

Lenha na fogueira

Delcídio do Amaral citou o vice-presidente Michel Temer no acordo de delação premiada na Operação Lava Jato. O senador disse que o peemedebista foi o "grande patrocinador" da indicação de Jorge Zelada para a área internacional da Petrobras.

Zelada é considerado o elo do PMDB no esquema de corrupção na estatal e cumpre pena de 12 anos de prisão.

Leia mais


Discussão sobre sistema político

O STF deve julgar na próxima quarta uma ação que questiona se o Congresso pode instituir o parlamentarismo.

O debate deve acontecer depois dos ministros analisarem os recursos da Câmara contra o rito do processo de impeachment de Dilma. A medida manteria o presidente eleito por voto direto, mas com poderes reduzidos.

Leia mais

 

Balanço da semana

 

A Bolsa fechou em alta de 0,14%, com 49.638,68 pontos. Com isso, a Bovespa continua no nível mais alto em sete meses. Na semana, o índice Ibovespa avançou 1,13%e acumula valorização de 15,99%no mês.

No mercado de câmbio, o dólar comercial caiu 1,38%, a quarta baixa seguida, para R$ 3,591. É o menor valor desde 28 de agosto de 2015.

Leia mais

 

Por 5 votos a 4

O Supremo Tribunal de Justiça decidiu que o FGTS entra na partilha de bens no caso de separação do casal. Isso vale com ou sem saque de valores do fundo durante o casamento ou para relações com regime de comunhão parcial de bens.

A decisão foi tomada por 5 votos a 4, mas ainda cabe recurso ao próprio tribunal.

Leia mais


Mau tempo

A chuva que atingiu o Estado de SP entre a noite de ontem e a madrugada de hoje ficou próxima da média para todo o mês de março. Os dados são do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC-INPE).

Especialistas dizem que a média para março fica entre 150 milímetros e 200 milímetros. Mas só em Guarulhos, na Grande São Paulo, choveu 160 milímetros no período. Em São Paulo, o temporal causou congestionamento, alagamentos e interrupções em algumas linhas da CPTM pela manhã.

Leia mais

 

Mudança nas regras de voos

A Anac liberou consulta pública sobre as mudanças planejadas para as regras do setor aéreo. Entre as novidades propostas pela entidade estão a possibilidade de cancelar passagens aéreas até 24 horas depois da compra e reduzir o limite de peso das bagagens.

Qualquer pessoa pode enviar críticas e sugestões por meio de formulário no site da Anac, que pode ser baixado e enviado por e-mail até 10 de abril.

Leia mais

 

Cuca perto do Palmeiras

O Palmeiras deve anunciar nas próximas horas a contratação do técnico Cuca para o lugar de Marcelo Oliveira, demitido após derrota para o Nacional do Uruguai na quarta, pela Libertadores.

Cuca chegou a conversar com o Fluminense na semana passada, mas a situação não avançou. O treinador já foi campeão da Libertadores com o Atlético-MG, em 2013.

Leia mais

 

Olimpíadas

O Brasil vai enfrentar a Argentina e a Espanha no Basquete masculino nos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio. Já a seleção feminina vai ter pela frente a campeã Austrália.

Nas duas categorias, as 12 seleções foram divididas em dois grupos com seis equipes cada. As quatro primeiras colocadas avançam ao mata-mata.

Leia mais

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos