Giro UOL traz os destaques da noite desta segunda, 14/03, para você; ouça

Andre Medeiros

Do UOL, em São Paulo

Novo ministro da Justiça

Eugênio Aragão foi anunciado no fim da tarde de hoje como o novo ministro da Justiça. Ele é subprocurador-geral da República e vai substituir Wellington Lima e Silva, que foi proibido pelo STF de acumular o cargo e a carreira de procurador na Bahia.

Eugênio foi convidado em reunião nesta tarde com Dilma Rousseff e aceitou prontamente o pedido da presidente.

Leia mais

 

Denúncia contra Lula chega a Moro

A Justiça de São Paulo enviou hoje para análise do juiz Sergio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato, a denúncia contra Lula sobre o caso do tríplex em Guarujá (SP). Na ação, o ex-presidente é acusado de lavagem de dinheiro e falsidade ideológica.

O encaminhamento foi feito pela juíza Maria Priscilla Oliveira, que analisou a denúncia feita pelo Ministério Público de SP. Para ela, os fatos tratados na denúncia já são objeto de investigação pela Lava Jato.

Leia mais

 

Declaração à Polícia Federal

"Sacanagem homérica". Foi com essas palavras que Lula definiu as investigações contra ele na Lava Jato em depoimento à Polícia Federal.

O petista ainda disse que não comprou o apartamento em Guarujá por considerar o imóvel inadequado para viver com a família. Os investigadores apuram se empreiteiras, entre elas a OAS, favoreceram Lula por meio do apartamento e de um sítio em Atibaia. Ele nega todas as acusações.

Leia mais

 

Por um telefonema

A presidente Dilma Rousseff está aguardando apenas um telefonema com um "sim" de Lula sobre o convite para se tornar ministro. As informações são da coluna da jornalista Mônica Bergamo, da Folha.

Assessores de Lula são contra. Já aliados do ex-presidente são favoráveis ao convite. Se virar ministro, Lula ganha foro privilegiado e não poderá ser investigado por procuradores em São Paulo e nem pela Lava Jato em Curitiba.

Leia mais

 

Processo para afastar Dilma

Depois das manifestações de ontem, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), quer instalar uma comissão até sexta para analisar o impeachment de Dilma.

Se tudo ocorrer como prevê Cunha, a presidente será notificada e vai ter um prazo de até dez sessões para se defender.

Leia mais

 

Bolsa começa em baixa; dólar sobe

A Bolsa operou perto da estabilidade durante boa parte do dia, mas passou a cair em meio a rumores de que o ex-presidente Lula poderia assumir um ministério no governo Dilma. O índice Ibovespa fechou em baixa de 1,55%, com 48.867,34 pontos. 

Já o dólar começou a semana em altade 1,71%, interrompendo uma sequência de quatro quedas, fechando em R$ 3,652. É a maior alta percentual diária desde 16 de fevereiro.

Leia mais

 

Prévia do PIB em baixa

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central, o IBC-Br, caiu 0,61% em janeiro na comparação com dezembro. Esse índice é considerado uma prévia informal do PIB. A comparação é feita já descontando as diferenças sazonais entre os meses de dezembro e janeiro.

Foi o 11º mês seguido de recuo do IBC-Br. Na comparação com janeiro de 2015, a queda foi de 6,7%.

Leia mais

 

Mercado de trabalho

Está à procura de emprego? Os concursos públicos estão com 29.004 vagas em várias regiões do país. Existem oportunidades para diversos cargos, para candidatos com todos os níveis escolares.

Os salários iniciais podem chegar a R$ 27.500,17, dependendo da função desejada.

Leia mais

 

Enfim, assinou

O Palmeiras concretizou hoje o acordo com o técnico Cuca. O contrato vai até o final deste ano, quando acaba também o mandato do presidente Paulo Nobre.

Cuca assume no lugar de Marcelo Oliveira e tem como desafio imediato levar o Palmeiras às oitavas de final da Libertadores. A estreia será já na quinta contra o Nacional do Uruguai, em Montevidéu.

Leia mais

 

Chelsea na mira da Fifa

A Fifa investiga as transferências de jogadores brasileiros para o Chelsea. Um deles é o meia Nathan, que saiu do Atlético-PR em uma negociação de 7 milhões de euros.

Jogador da seleção brasileira de base, Nathan foi contratado pelo clube inglês e depois repassado por empréstimo ao Vitesse. A relação entre o Chelsea e o time holandês é alvo de suspeitas.

Leia mais

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos