Giro UOL traz os destaques da manhã desta terça, 15/03, para você; ouça

Ligia Gauri

Do UOL, em São Paulo

Ouça os destaques que o UOL fez para você.

Crise política

Nos bastidores do governo, Dilma Rousseff demonstra estar aliviada ao saber que Lula voltaria para o Palácio do Planalto. Assessores comentam que a presidente está disposta a "entregar tudo e mais um pouco" para que o petista salve a gestão dela.

Por outro lado, o ex-presidente impôs condições: só toma posse como ministro depois de garantias de que a política econômica vai mudar. As informações são da coluna Painel, do jornal Folha de S.Paulo.

Leia mais

 

Após manifestações

E enquanto o governo tenta uma salvação, líderes do PMDB e do PSDB já tratam do pós-Dilma. É o que confirma o senador Aécio Neves. Para ele, a saída para a crise é a convocação de novas eleições, embora não seja a solução mais rápida.

O tucano também comentou sobre a proposta de parlamentarismo e disse que a ideia está crescendo no Congresso. "Um novo regime permitiria uma redução drástica do número de partidos hoje", explica Aécio.

Leia mais

 

Mais uma delação

O ex-deputado do PP Pedro Corrêa assinou um acordo de delação premiada com a Procuradoria-Geral da República. Ele deve relatar o nome de cerca de cem políticos supostamente envolvidos no esquema de corrupção na Petrobras.

Entre eles devem constar o ex-presidente Lula, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e o ministro da Casa Civil, Jaques Wagner (PT-BA). Corrêa foi condenado a 20 anos de prisão pelo esquema na estatal e a sete anos pelo mensalão.

Leia mais

 

O "Japonês da Federal"

O Superior Tribunal de Justiça resolveu manter a condenação de três policiais federais por corrupção passiva no caso de favorecimento de contrabando em Foz do Iguaçu (PR). Entre eles está Newton Ishii, que ficou conhecido como o "Japonês da Federal".

Ishii chegou a ser preso em 2003, nos primeiros meses do governo Lula. Condenado em primeira instância em 2009, ele se manteve no cargo enquanto o processo não era julgado. Os réus ainda podem recorrer da decisão.

Leia mais

 

Motivo não está claro

Pela primeira vez nos últimos cinco meses, o número de novos casos de dengue caiu em São Paulo. Na comparação com janeiro, a queda foi de 38,5% em fevereiro, passando de 57 mil para 35 mil casos.

As razões para essa tendência ainda não são claras. De acordo com pesquisadores, um dos motivos pode ser a intensificação das campanhas de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Leia mais

 

Venda cai, lucro sobe

As vendas de smartphones registraram queda em 2015, a primeira vez em cinco anos. Foram 47 milhões de unidades vendidas, uma baixa de 13,4% na comparação com o ano anterior. Os dados são do instituto de pesquisa IDC.

Mesmo com o recuo nas vendas, o faturamento do setor foi maior no ano passado, com crescimento de 1,2% em relação a 2014.


Leia mais

 

Candidatura em risco?

Pré-candidato à Presidência dos EUA pelo partido republicano, o empresário Donald Trump corre o risco de ser acusado de incitação à violência, depois de um incidente que aconteceu durante um dos comícios.

Autoridades do Estado da Carolina do Norte acusam Trump de "incitação à alteração de ordem", que pode ter levado à agressão de um homem branco de 78 anos a um jovem negro de 26 na última semana.
 

Leia mais

 

Inter escolhe Esporte Interativo

Internacional e Paysandu resolveram acertar os direitos de transmissão de jogos em TV fechada com o Esporte Interativo, e não com a Globo. O Inter ganhou R$ 13 milhões em luvas pela assinatura do contrato de dois anos.

Fora o time gaúcho e o Paysandu, Bahia, Santos, Ceará e Atlético-PR também já se acertaram com o canal.

Leia mais

 

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos